UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE EDUCACAO
DISCIPLINA: Gestão Escolar
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: FFP04-09078
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica3345
TOTAL 3 3 45

OBJETIVO(S):

Analisar as práticas de gestão escolar como práticas políticas, capazes de produzir projetos e ações pedagógicas conservadores e/ou transformadores.
Reconhecer que as estruturas escolares, influenciadas pelos condicionantes sociais, políticos e econômicos, se materializam em sujeitos concretos que, através de suas relações e ações, as fazem viver e existir.
Repensar os princípios e as práticas da chamada gestão democrático-participativa, na dinâmica das relações de poder da escola, na rede pública e na rede privada.

EMENTA:

A gestão do trabalho na escola e os projetos políticos pedagógicos orientadores da ação escolar. Os sujeitos e a escola. A gestão democrática na escola: uma possibilidade na utopia?


BIBLIOGRAFIA:


CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1997.
FORTUNA, M. L. A. Gestão escolar e subjetividade. 1ª. Ed. São Paulo/SP e Niterói/RJ: Xamã e Intertexto, 2000.
LODI, João Bosco. História da Administração. São Paulo: Pioneira, 1976, 4ª edição.
MORGAN, Gareth. Imagens da organização. São Paulo, Atlas, 1996.
MOTA, Fernando Cláudio Prestes. Teoria Geral da administração: uma introdução. São Paulo: Pioneira, 1976, 5ª edição.
MOTTA, Paulo Roberto. Gestão contemporânea: a ciência e a arte de ser dirigente. Rio de Janeiro: Record, 2001, 12ª edição.
PARO, Vitor Henrique. Administração escolar: introdução crítica. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1988, 3ª edição.