UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE EDUCACAO
DISCIPLINA: História da Educação
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: FFP04-09077
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica3345
TOTAL 3 3 45

OBJETIVO(S):

Discutir a educação brasileira na perspectiva da História, estabelecendo articulações, aproximações e distanciamentos entre o passado e o presente.
Refletir criticamente sobre problemáticas educacionais brasileiras objetivando a construção de um olhar investigativo acerca dos processos históricos contemporâneos.

EMENTA:

A instrução pública na Colônia, no Império e no contexto de instauração na República. Educação e nacionalismo na "Era Vargas". A luta pela democratização da escola e os movimentos em defesa da educação de base. A educação sob Regime Militar e as ideologias do Desenvolvimento e da Segurança Nacional. Educação e transição democrática no Brasil nos anos 80 e 90.




BIBLIOGRAFIA:

CUNHA, L. A. C. R.; MOACYR, G. O golpe na educação. 11. Ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.
CUNHA, L. A. Educação, Estado e Democracia no Brasil. 3. Ed. São Paulo/Brasília/Niterói: Cortez/FLACSO/EdUFF, 1999. V. 1.
CURY, Carlos Jamil R. Ideologia e educação brasileira: católicos e liberais. 4 ed. Campinas: Autores Associados, 1996.
DEL PRIORE, Mary (org.) Historia das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 1997.
LOPES, Marta Teixeira Lopes, FARIA, Luciano Mendes de, VEIGA, Cíntia Freire. 500 anos de Educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
NAGLE, Jorge. Educação e sociedade na Primeira República. Rio de Janeiro: DP&A 2002.
HERSCHMANN, Micael; KROPF, Simone e NUNES, Clarice. Missionários do progresso: médicos, engenheiros e educadores no RJ-1870/1937. Rio de Janeiro: Diadorim, 1996.
ROMANELLI, Otaiza de Oiveira. Historia da Educação no Brasil. Petrópolis/RJ: Vozes, 1996.
SOUZA, Cynthia Pereira de. (org). Historia da Educação - processos, práticas e saberes. São Paulo: Escrituras. 1999.
VIDAL, Diana G. HILSDORF, Maria Lucia S. Tópicos em Historia da educação. SP: Edusp, 2001.