UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE EDUCACAO
DISCIPLINA: Sociologia da Educação
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FFP04-09074
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFFP - Ciências Biológicas (versão 2)
FFP - Geografia (versão 2)
FFP - História (versão 2)
FFP - Letras - Port / Inglês (versão 2) Português - Inglês
FFP - Letras - Port / Literatura (versão 2) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
FFP - Matemática (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Apresentar as principais correntes sociológicas dedicadas à educação.
Analisar a educação como uma produção sócio-histórica.
Analisar o processo educativo como um dispositivo disciplinar.
Discutir a correlação entre o pensamento sociológico no campo educacional e a produção de subjetividades.
Analisar os diferentes sujeitos históricos implicados no processo de institucionalização da educação.
Apresentar alguns pensadores brasileiros na área da Sociologia da Educação.

EMENTA:

A educação como objeto de estudo da Sociologia. O pensamento sociológico no campo da educação. A educação como processo social. A educação no contexto da estrutura social. Atravessamentos entre práticas pedagógicas e movimentos sociais. Os processos de institucionalização da educação e a escola como instituição especializada.
A análise sociológica da escola. O sistema escolar e sua construção social.


DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FFP04-06011 Sociologia da Educação
 
BIBLIOGRAFIA:

AZEVEDO, Fernando de. Sociologia educacional. 6a ed. São Paulo: Melhoramentos, 1964.
BOURDIEU, Pierre. Escritos de educação. Organização de NOGUEIRA, M. e CATANI, A. Rio de Janeiro: Vozes,
1998.
DURKHEIM, E. A educação como processo socializador. função homogeneizadora e função diferenciadora. Em:
FERNANDES, Florestan. O desafio educacional. São Paulo: Cortez, 1989.
FORACCHI, M. e PEREIRA, L. Educação e sociedade: leituras de sociologia da educação. São Paulo, Ed.
Nacional, 1979
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. Petrópolis, Vozes, 1991.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere (Edição e Tradução: Carlos Nelson Coutinho). Rio de Janeiro:
Civilização Brasileira, 2000, Volll.
IANNI, Otávio. A Sociologia e o mundo moderno. Em: Revista de Sociologia da USP, vol.1, NO.1, 1989.
MARX, Karl e ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo: Hucitec, 1996.
SPOSITO, M. P. Juventude e escolarização. Brasília: COMPED/INEP/MEC, 2002. v. 1.
TEIXEIRA, Anísio. Educação no Brasil. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1969.