UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE EDUCACAO
DISCIPLINA: Didática
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FFP04-09072
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFFP - Ciências Biológicas (versão 2)
FFP - Geografia (versão 2)
FFP - História (versão 2)
FFP - Letras - Port / Inglês (versão 2) Português - Inglês
FFP - Letras - Port / Literatura (versão 2) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
FFP - Matemática (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Refletir sobre o papel da didática no âmbito da formação docente, no contexto político-educacional contemporâneo. Evidenciar a relação prática-teoria-prática como eixo do trabalho pedagógico e da produção do currículo. Analisar as diferentes concepções de conhecimento que permeiam o processo ensino-aprendizagem. Identificar e discutir os componentes da alão docente, do planejamento e da avaliação educacional. Reconhecer o cotidiano da escola como um espaço/tempo fundamental para a reflexão/ação, compreendendo a pesquisa como um princípio educativo inerente à formação do professor.
EMENTA:

O papel da Didática na formação do educador Formação e identidade docente. O cotidiano escolar, ação docente e o projeto político-pedagógico. Tendências pedagógicas da prática escolar. Currículo e conhecimento. A pesquisa como principio educativo e formativo. O planejamento e a organização do processo ensino-aprendizagem e a avaliação.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FFP04-04870 Didática I
 
BIBLIOGRAFIA:

ANDRÉ, Marli e OLIVEIRA, Maria Rita. Alternativas no ensino da Didática. Campinas, SP: Papirus,1997.
ALVES, Nilda, GARCIA, Regina Leite. (orgs.) O sentido da Escola. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.
CANDAU, Vera (org.) Didática, currículo e saberes escolares. Rio de Janeiro, DP&A, 2000.
______ (org.). A Didática em Questão. Petrópolis: Vozes, 1997.
ENDIPE/Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Linguagens, espaços e tempo no ensinar e aprender. Rio de Janeiro:DP&A,2000.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade. Uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
VASCONCELOS, Geni A Nader (org.) Como me fiz professora. Rio de Janeiro: DP&A, 2000
VEIGA, Ilma Passos A . (org.) Repensando a didática. São Paulo: Papirus, 1991.
VEIGA, Ilma Passos A . (org.) Projeto político-pedagógico da Escola - Uma construção possível. Campinas: Papirus, 2001.