UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE CIENCIAS HUMANAS
DISCIPLINA: Estágio Supervisionado IV
CARGA HORÁRIA: 90 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: FFP07-09066
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFFP - História (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
3690
TOTAL 3 6 90

OBJETIVO(S):

O curso tem por objetivo propiciar o conhecimento teórico-prático de diferentes aspectos relativos às práticas de ensino-aprendizagem de História para além da sala de aula, além de desenvolver e conhecer propostas de educação inclusiva sob orientação.
EMENTA:

1. Monitoria em exposições: relação escola/museu; 2. Patrimônio; 3. Excursões pedagógicas; 4. História local; 5. Estudo do meio e pesquisa; 6 Educação inclusiva: educação especial, educação de jovens e adultos, educação de crianças em condições de risco social.

PRÉ-REQUISITO 1:

FFP07-09063 Estágio Supervisionado III
TRAVA:

97 créditos (História - versão 2)
 
BIBLIOGRAFIA:

ALENCAR, Eunice M. L. Soriano de, Um Retrato da Educação Especial no Brasil. Brasília: Em Aberto, ano 13. no. 60, out/dez, 1993.
BAGNO, Marcos. Pesquisa na Escola. São Paulo: Loyola, 1999.
BITTENCOURT, Circe. (org.). O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2001.
CARDONA, F. Xavier Hernàndez. Didàctica de las ciencias sociales, geografia e historia. Barcelona: Editorial Graó, s/d.
GRINBERG, K. e outros. Oficinas de História: Projeto curricular de Ciências Sociais e História. Belo Horizonte: Dimensão, 2000.
KNAUSS, Paulo (coord.). Cidade Vaidosa: imagens urbanas do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Sette Letras, 1999.
MORGADO, J. A relação Pedagógica: Diferenciação e inclusão. Lisboa: Editorial Presença, 1999.
SASSAKI, R. K. Inclusão. Rio de Janeiro: WVA, 1997.
SASSAKI, Romeu Kazumi - Inclusão Social: Construindo Uma Sociedade Para Todos. Rio de Janeiro, WVA, 1997.