UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE CIENCIAS HUMANAS
DISCIPLINA: Estágio Supervisionado III
CARGA HORÁRIA: 120 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FFP07-09063
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFFP - História (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
48120
TOTAL 4 8 120

OBJETIVO(S):

O curso tem por objetivo propiciar o conhecimento teórico-prático de diferentes aspectos relativos às práticas docentes no Ensino Médio na disciplina de História.
EMENTA:

1. O lugar do Ensino Médio na educação brasileira; 2. Por que ensinar história hoje? A história do ensino da História; 3. Planejando e realizando o ensino de História; 4. Linguagens no ensino da História: os usos do cinema, da televisão, da iconografia, da fonte oral e do patrimônio na construção de aulas. A proposta envolve a simultaneidade das aulas na Uerj e do estágio supervisionado propriamente dito, relativo à observação, monitoria e aulas na escola.

TRAVA:

97 créditos (História - versão 2)
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FFP07-07035 Prática de Ensino III - História
 
BIBLIOGRAFIA:

ABREU, Martha e SOIHET, Rachel (orgs.). Ensino de História: conceitos, temáticas e metodologia. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003.
BITTENCOURT, Circe. (org.). O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2001.
KARNAL, Leandro (org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2003.
LIBÂNEO, J.C. Didática. São Paulo: Cortez, 1992.
SOIHET, Rachel, BICALHO, Maria Fernanda Baptista e GOUVÊA, Maria de Fátima (orgs.). Culturas políticas: ensaios de história cultural, história política e ensino de história. Rio de Janeiro: Mauad, 2005.