UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE CIENCIAS HUMANAS
DISCIPLINA: Estágio Supervisionado II
CARGA HORÁRIA: 120 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FFP07-09059
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFFP - História (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
48120
TOTAL 4 8 120

OBJETIVO(S):

O curso tem por objetivo propiciar o conhecimento teórico-prático de diferentes aspectos relativos às práticas docentes no Ensino Fundamental na disciplina de História.
EMENTA:

1. Planejando e realizando o ensino de História; 2. Avaliando o ensino e a aprendizagem e 3. O ensino de História problematizador. A proposta envolve a simultaneidade das aulas na Uerj e do estágio supervisionado propriamente dito, relativo à observação, monitoria e aulas na escola.

PRÉ-REQUISITO 1:

FFP07-09052 Laboratório de Ensino de História IV
TRAVA:

97 créditos (História - versão 2)
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FFP07-07034 Prática de Ensino II - História
 
BIBLIOGRAFIA:

CARRETERO, M. Construir e ensinar: as ciências Sociais e a História. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
GRINBERG, K. e outros. Oficinas de História: Projeto curricular de Ciências Sociais e História. Belo Horizonte: Dimensão, 2000.
BITTENCOURT, Circe. (org.). O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2001.
LIBÂNEO, J.C. Didática. São Paulo: Cortez, 1992.
MORETTO, Vasco Pedro. Prova: um momento privilegiado de estudo. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
Parâmetros Curriculares Nacionais: História. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF,1998.