UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE CIENCIAS HUMANAS
DISCIPLINA: História Fluminense
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FFP07-09056
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFFP - História (versão 2)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Analisar o processo de desenvolvimento da Província e Estado Fluminense e cidade do Rio de Janeiro, destacando os aspectos econômicos, sociais, políticos e culturais.
EMENTA:

O Rio de Janeiro, do abandono à principal cidade do Brasil; As regiões do Rio de Janeiro no século XIX: Entre a decadência e a riqueza do café; A crise do sistema escravista. O Rio de Janeiro no século XIX, de centro político e econômico à região decadente; O Rio de Janeiro na República Velha; Do primeiro governo Vargas à República Populista: a modernização do Estado e da Capital; Do golpe de 1964 à fusão; a decadência do centro político. Serão realizados trabalhos de campo, relacionando o conteúdo ministrado e sua vivência.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FFP07-06131 História Fluminense I
FFP07-06153 História Fluminense II
 
BIBLIOGRAFIA:

BEAUCLAIR, Geraldo. Sol sob o sal. Niterói: À margem, ano 1, n.1, 1993.
CARVALHO, Maria Alice Rezende de. Quatro vezes cidade. Rio de Janeiro: Sette Letras, 1994.
CASTRO, Hebe. "Mercado interno, trabalho livre e escravidão: a agricultura de alimentos na Província Fluminense na segunda metade do século XIX". Revista do Rio de Janeiro, Niterói: v., n. 4, 1986, p. 87-95.
CHALHOUB, Sidney. Cidade febril; cortiços e epidemias na corte imperial. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. CHALHOUB, Sidney. Trabalho, lar e botequim. São Paulo: Brasiliense, 1986.
CHALHOUB, Sidney. Visões da Liberdade. Uma História das Últimas Décadas da Escravidão na Corte. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
FALCON, Francisco José Calazans. "O Rio de Janeiro como objeto historiográfico". Revista Brasileira de História. Historiografia: Propostas e práticas. São Paulo: Editora Contexto/ANPUH, vol. 15, , nº 30, 1995, p. 63-75. FERREIRA, Marieta de Moraes. "O Rio de Janeiro contemporâneo: historiografia e fontes (1930- 1975)", Boletim Informativo e Bibliográfico em Ciências Sociais - BIB, Rio de Janeiro, nº 36, 1993.
GOMES, Angela Maria de Castro e FERREIRA, Marieta de Moraes. "Industrialização e classe trabalhadora no Rio de Janeiro: novas perspectivas de análise, Boletim Informativo e Bibliográfico em Ciências Sociais - BIB, Rio de Janeiro, nº 24, 1987.
LINHARES, Maria Yedda Leite. "A pesquisa histórica no Rio de Janeiro. História Agrária como programa de trabalho: 1977-1994. Um balanço". Revista Brasileira de História. Historiografia: Propostas e práticas. São Paulo: Editora Contexto/ANPUH, vol. 15, , nº 30, 1995, p.77-89.
LOBO, Eulalia Maria Lahmeyer. História do Rio de Janeiro (do capital comercial ao capital industrial e financeiro). Rio de Janeiro: IBMEC, 1978.
LYSIA, M. C. Bernardes & Maria Therezinha de S. Soares. Rio de Janeiro: cidade e região. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultura, Coleção Biblioteca Carioca, 1995.
MACHADO, Humberto F. Escravos Senhores e Café. Paliativas. Niterói: Cromos, 1993.
SANTOS, Ana Maria. Auge e Decadência Econômica do Recôncavo da Guanabara. In.: Ensaios sobre a Política e a Economia da Província Fluminense no Século XIX. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 1974.