UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE CIENCIAS HUMANAS
DISCIPLINA: Laboratório de Ensino de História IV
CARGA HORÁRIA: 90 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FFP07-09052
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFFP - História (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
Prática/
Trabalho de Campo
2460
TOTAL 4 6 90

OBJETIVO(S):

Identificar os diferentes espaços sócio-educativos que contribuem para a formação do professor, reconhecendo o magistério como locus fundamental dessa formação.
Discutir a indissociabilidade prática-teoria-prática como fundamento da atuação docente.
Analisar os condicionantes históricos, culturais, sociais, políticos, econômicos e subjetivos das práticas docentes em escolas de ensino médio e fundamental.
Investigar o cotidiano escolar, reconhecendo as relações, tensões, sujeitos e processos que o produzem.

EMENTA:

O LEH IV discutirá a história do ensino de História, o currículo de História e as práticas deste ensino. Está incluída nesta discussão a formulação e a crítica desse currículo na dimensão escolar (o projeto escolar, o plano de curso, o plano de aulas). A linguagem verbal será tratada neste laboratório como gênero expositivo didático (oral e escrito), bem como no gênero plano de aulas. A avaliação em História também será analisada em seu aspecto metodológico. O livro didático deverá ser analisado sob diversas dimensões: como objeto histórico e artefato da indústria cultural; como portador de linguagens específicas que cabe ao professor trabalhar como mediador; como síntese de saberes acadêmicos e escolares organizados em currículo que precisa ser conhecido. O objetivo final deste laboratório é que o aluno veja as possibilidades do ensino de História a partir de um enfoque problematizador.


BIBLIOGRAFIA:

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