UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE CIENCIAS HUMANAS
DISCIPLINA: Laboratório de Ensino de História III
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: FFP07-09046
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFFP - História (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
2460
TOTAL 2 4 60

OBJETIVO(S):

Identificar os diferentes espaços sócio-educativos que contribuem para a formação do professor, reconhecendo o magistério como locus fundamental dessa formação.
Discutir a indissociabilidade prática-teoria-prática como fundamento da atuação docente.
Analisar os condicionantes históricos, culturais, sociais, políticos, econômicos e subjetivos das práticas docentes em escolas de ensino médio e fundamental.
Investigar o cotidiano escolar, reconhecendo as relações, tensões, sujeitos e processos que o produzem.

EMENTA:

O LEH III tem como objetivo a reflexão e a prática dos diversos procedimentos, metodologias e linguagens que são utilizadas no ofício do professor/historiador ao lidar com fotografias e iconografia em geral, com arte e arquitetura, com cinema, com depoimentos orais, com literatura, com jornais, com mapas, com gráficos e tabelas etc.



BIBLIOGRAFIA:

ALMEIDA, M.J.de Imagens e Sons: A nova cultura oral. Coleção Questões da Nossa Ëpoca. São Paulo: Cortez, 2001.
BURKE, Peter. Abertura: a nova história, seu passado e seu futuro. In ________(org.) .
A escrita da História: Novas Perspectivas. São Paulo: Unesp, 1992.
Cadernos de Antropologia e Imagem 10. UERJ, Núcleo de Antropologia e Imagem.n 1(1995).
DARNTON, Robert. "Televisão: uma carta aberta a um produtor de TV", in ______________.O beijo de Lamourette: mídia, cultura e revolução. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
______________. "Cinema: Danton e o duplo sentido", in O beijo de Lamourette: mídia, cultura e revolução. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
GRINBERG, Keila. et al. Oficinas de História: Projeto Curricular de Ciências Sociais e História. Belo Horizonte: Dimensão, 2000.
OLIVEIRA, L.L. (org.) Cidade: História e Desafios. Rio de Janeiro:FGV, 2002.
PAIVA, E.F. História&Imagens. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
Revista Brasileira de História: O Ofício do Historiador.vol 23,n.45,2003.
SIMAN, L.M.de C. et al. Inaugurando a História e Construindo a Nação: discursos e imagens no ensino de História. Belo Horizonte: Autêntica: 2001.