UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE CIENCIAS HUMANAS
DISCIPLINA: Laboratório de Ensino de História II
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: FFP07-09040
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFFP - História (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
2460
TOTAL 2 4 60

OBJETIVO(S):

Identificar os diferentes espaços sócio-educativos que contribuem para a formação do professor, reconhecendo o magistério como locus fundamental dessa formação.
Discutir a indissociabilidade prática-teoria-prática como fundamento da atuação docente.
Analisar os condicionantes históricos, culturais, sociais, políticos, econômicos e subjetivos das práticas docentes em escolas de ensino médio e fundamental.
Investigar o cotidiano escolar, reconhecendo as relações, tensões, sujeitos e processos que o produzem.

EMENTA:

Dedicada às práticas de leitura e escrita de textos na área de História. São cursos propedêuticos; oferecem condições para que os alunos aprofundem os procedimentos de estudo e interpretação de textos acadêmicos; abordam formas variadas de trabalho sobre os textos: fichamento, resumo, resenha, revisão bibliográfica, análise com objetivos específicos etc; desenvolverão especialmente a análise, leitura e escrita de narrativas históricas.

PRÉ-REQUISITO 1:

FFP07-09032 Laboratório de Ensino de História I
 
BIBLIOGRAFIA:

CERTEAU, M. A Escrita da História. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000.
BARBOSA, S. A . M. Redação: escrever é desvendar o mundo. Campinas: Papirus, 1994.
FRANCA, J. L. et.al. Manual para Normalização de Publicações técnico-científicas. Belo
Horizonte: Editora UFMG, 2000.
FIORIN, J.L. Teorias do discurso e ensino da leitura e da redação. In Gragoatá, n.2, 1o sem. 1997.
MEURER, J.L., MOTTA-ROTH, D. Gêneros Textuais. Bauru, Edusc, 2002.
BAGNO, M. Pesquisa na Escola: o que é, como se faz. São Paulo: Loyola, 1999.