UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE QUÍMICA
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE QUIMICA ORGANICA
DISCIPLINA: Metodologia do Ensino de Química Orgânica
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: QUI03-09007
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaQUI - Química (versão 3)
QUI - Química (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
2460
TOTAL 2 4 60

OBJETIVO(S):

Ao final da disciplina o aluno deverá ser capaz de identificar problemas e sugerir metodologias para o ensino de Química Orgânica no nível médio.
EMENTA:

História da ciência e da química orgânica. A metodologia tradicional do ensino de química orgânica. O conteúdo de química orgânica nos livros didáticos do ensino médio. Literatura para o ensino de ciências. Química orgânica e cotidiano. Metodologias alternativas para o ensino de química orgânica Inter e trans-disciplinaridade no ensino de química orgânica. Experimentos de química com materiais alternativos e de baixo custo.


BIBLIOGRAFIA:

MORRISON, R.; BOYD, R. Química Orgânica. 13 ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1996.
CLAYDEN, J et al. Organic chemistry. New York: Oxford, 2001.
MATEUS, A. I. Química na cabeça: Experiências espetaculares para você fazer em casa ou na escola. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001.
ROBERTS, R. M. Descobertas acidentais em ciências. 2 ed. Campinas: Papirus, 1995.
EMSLEY, J. Moléculas em exposição: o fantástico mundo das substâncias e dos materiais que fazem parte do nosso dia-a-dia. São Paulo: Edgard Blucher, 2001.
SNYDER, C. H. The extraordinary chemistry of ordinary things. 3th ed. New York: John e Wiley Sons, 1997.
CHASSOT, A. I. Catalisando transformações na educação. Ijuí: Unijuí, 1995.
CHASSOT, A. I. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 2 ed. Ijuí: Unijuí, 2001.
SANTOS, W. L. P.; SCHNETZLER, R.P. Educação em Química: compromisso com a cidadania. Ijuí, Unijuí, 1997.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M, M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos . São Paulo: Cortez, 2002.
ASTOLFI, J. P.; DEVELAY, M. A didática das ciências. 7 ed. Campinas: Papirus, 1990.