UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE ARTES
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE TEORIA E HISTORIA DA ARTE
DISCIPLINA: Arte e América Latina I
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: ART01-09001
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaART - Artes (versão 2)
ART - História da Arte (versão 1)
Eletiva DefinidaART - Artes Visuais (versão 1)
ART - Artes Visuais (versão 2)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica3345
TOTAL 3 3 45

OBJETIVO(S):

Estudar a arte nas principais sociedades do continente americano até o processo de colonização dos países europeus. Analisar os fundamentos, as práticas e as reflexões destas sociedades sobre arte. Confrontar o impacto da arte destas civilizações na cultura artística na Europa com o impacto da arte européia na cultura dos nativos. Rever as leituras que o eurocentrismo produziu: da historiografia colonialista aos estudos culturais recentes.
EMENTA:

A América pré-colombiana como unidade geo-política e cultural - da invenção eurocêntrica às políticas atuais. Arte e cultura: alteridade nas relações entre América Latina e Ocidente. Periodização arqueológica e histórica. Arte, religião e sociedade. América: descoberta ou conquista? Colonização: dominação ou incorporação? Arte no sistema colonial americano - entre a vontade de ocidentalização e a construção do nativismo. Apropriações mútuas na arte das culturas americanas e européias; diálogos mundiais.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

ART01-07308 Arte na América Latina I
 
BIBLIOGRAFIA:

DISSELHOFF-LINNÉ. América pré-colombiana. Barcelona: Editorial Praxis, 1960.
GENDROP, Paul. A civilização maia. Rio de janeiro: Jorge Zahar Editor, 1987.
LEHMANN, Henri. As civilizações pré-colombianas. Rio de Janeiro: Difel, 1979.
MEGGERS. América pré-histórica. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
VALLA, Jean Claude. A civilização dos incas. Rio de Janeiro: Ferni, 1976.