UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE QUÍMICA
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE QUIMICA GERAL E INORGANICA
DISCIPLINA: Estágio Supervisionado em Química IV
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: QUI01-08999
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaQUI - Química (versão 3)
QUI - Química (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Estágio2 4 60
TOTAL 2 4 60

OBJETIVO(S):

Participar de atividades didáticas em sala de aula de Escola Pública de Ensino Médio como forma de preparação para o exercício do magistério.
EMENTA:

Planejamento das atividades letivas a partir do calendário pela escola. Preparação de aulas usando material didático elaborado a partir das observações realizadas no semestre anterior. Formulação de instrumentos de avaliação. Co-participação nas atividades da escola (conselhos, visitas guiadas, projetos pedagógicos)

TRAVA:

75 créditos (Química - versão 3)
75 créditos (Química - versão 4)
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

QUI01-06716 Prática de Ensino Específica II (Química)
 
BIBLIOGRAFIA:

BRASIL.-Lei de Diretrizes e bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro
de 1996.
__________ Ministério da Educação - MEC - Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio- Brasília : MEC/Semtec, 1998a.
__________Ministério da Educação - MEC, Secretaria de Educação Média e Tecnológica
- Semtec. PCN + Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros
Curriculares Nacionais - Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC/Semtec, 2002.
CHASSOT, A. I. Para Que(m) é Útil o Ensino? Canoas: Ed. ULBRA, 1995.
LUTFI, M. Cotidiano e Educação em Química. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 1992.
LUTFI, M. Os Ferrados e os Cromados: produção social e apropriação privada do conhecimento químico. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 1992.
GEPEQ -Interações e Transformações I e II. São Paulo: Ed. USP, 1995.
MALDANER, O. A Construção de Conceitos Fundamentais. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 1992.
MALDANER, O. A e ZAMBIAZI, R. Consolidação de Conceitos Fundamentais. Ijuí: Ed.
UNIJUÍ, 1993.
DIAS, A.; R. e RAMOS, J. M. Química e Sociedade. Lisboa: Escolar Editora, 1990.
SANTOS, W. L. P. e SCHNETZLER, R. P. Educação em Química - Compromisso com a
Cidadania. Ijuí: Ed.UNIJUÍ, 1997.
MÓL, G.de S.; SANTOS,W. L. dos (Coord); Química e Sociedade, Química: coleção Nova Geração, volume único e guia do professor. São Paulo, Editora Nova Geração, 2005.