UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTUDOS APLICADOS AO ENSINO
DISCIPLINA: Educação a Distância
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU02-08968
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaART - Artes (versão 2)
ART - Artes Visuais (versão 1)
ART - Artes Visuais (versão 2)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 3)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 4)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 6)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 3) Biológica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 4) Biológica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 3) Biomédica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 4) Biomédica
ICS - Ciências Sociais (versão 1)
IFCH - Ciências Sociais (versão 3)
IFCH - Ciências Sociais (versão 4)
IEFD - Educação Física (versão 5)
IEFD - Educação Física (versão 6)
IEFD - Educação Física (versão 7)
IEFD - Educação Física (versão 9)
IFCH - Filosofia (versão 2)
IFCH - Filosofia (versão 3)
FIS - Física (versão 5)
FIS - Física (versão 6)
FIS - Física (versão 7)
IGEOG - Geografia (versão 1)
IGEOG - Geografia (versão 2)
GEO - Geografia (versão 3)
IGEOG - Geografia (versão 3)
IFCH - História (versão 3)
IFCH - História (versão 4)
ILE - Letras - Inglês (versão 5) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
ILE - Letras - Inglês (versão 6) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 4) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 5) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 4) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 5) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 4) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 5) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 4) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 5) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 4) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 5) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Japonês (versão 2) Português - Japonês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Japonês (versão 3) Português - Japonês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 4) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 5) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 4) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 5) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
IME - Matemática (versão 4)
IME - Matemática (versão 5)
IME - Matemática (versão 6)
IME - Matemática (versão 7)
PSI - Psicologia (versão 3)
PSI - Psicologia (versão 4)
PSI - Psicologia (versão 4) Cognição e Personalidade / Psicologia e Saúde
PSI - Psicologia (versão 4) Cognição e Personalidade / Psicologia Social e Institucional
PSI - Psicologia (versão 4) Psicologia e Saúde / Psicologia Social e Institucional
QUI - Química (versão 3)
QUI - Química (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

- Desenvolver e produzir conhecimento na área da Educação à Distância;
- Identificar a trajetória da educação à distância no mundo ocidental, com ênfase para a sua problemática no contexto brasileiro e principalmente na capacitação de professores;
- Identificar o papel da equipe de especialistas no planejamento, na implementação e na avaliação de projetos de Educação à Distância;
- Identificar, utilizar e avaliar material didático na Educação à Distância;
- Elaborar um projeto de ensino a distância em consonância com suas necessidades profissionais e competência alcançada.

EMENTA:

Fundamentos em Educação à Distância. Memorial da Educação à Distância no Brasil e no mundo. A LDB e a Educação a Distância. Análise das principais teorias/abordagens de aprendizagem que fornecem subsídios à pratica do ensino a distância. A sociedade da informação e a ruptura de paradigma nos diferentes campos do conhecimento para o uso da Educação à Distância. Planejamento e gerência de projetos em Educação à Distância. Produção e utilização de material didático para Educação à Distância. Os desafios em Educação à Distância: a evasão nos cursos, a capacitação de tutores e os problemas de avaliação.


BIBLIOGRAFIA:

LANDIM, Cláudia. Educação a Distância: algumas considerações. Rio de Janeiro, ABR. 1997
LITWIN, Edith. Educação a Distância: Temas para o Debate de uma Nova Agenda Educativa. Porto Alegre, ARTMED, 2001
LUCENA, Carlos e FUKS, Hugo. A Educação na Era da Internet. Rio de Janeiro, Clube do Futuro, 2000
NISKIER, Arnaldo. Educação a Distância. São Paulo, Edições Loyola, 1999
PETERS, Otto. Didática do Ensino a Distância. São Leopoldo, UNISINOS, 2001
Ritto, Antônio C. de A. e Machado Filho, Nery. A Caminho da Escola Virtual: um ensaio carioca. Rio de Janeiro, Consultor, 1999
STILBORNE, Linda et alli. Guia do Professor para a Internet. Porto Alegre, ARTMED, 2001
SOBRAL, Adail. Internet na Escola: o que é? Como se faz?. São Paulo. Loyola, 1999