UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INST. DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA
DISCIPLINA: Estágio Supervisionado em Geografia II
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: CAP05-08965
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIGEOG - Geografia (versão 1)
IGEOG - Geografia (versão 2)
GEO - Geografia (versão 3)
IGEOG - Geografia (versão 3)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Estágio2 4 60
TOTAL 2 4 60

OBJETIVO(S):

Continuar a promover o encontro discente com o cotidiano escolar. Possibilitar aos futuros professores a compreensão das estratégias cotidianas de sala de aula no ensino da Geografia, abrindo espaço para que eles possam desenvolver propostas diversas (observação, organização de materiais, fichamentos, correção de materiais, regência de turmas, etc) na relação ensino-aprendizagem, no ensino fundamental de 58 a 88 série. Oportunizar ao futuro docente a experiência de realizar a transposição didática dos conteúdos acadêmicos da Geografia para a educação básica. Estágio Supervisionado baseado nas deliberações da LDB 9-394/1996.
EMENTA:

Participação no cotidiano escolar. Entendimento das relações discência-docência no ensino fundamental. Desenvolvimento de estratégias e metodologias de aprendizagem na Geografia do ensino básico. Regência de aulas no ensino fundamental

TRAVA:

91 créditos (Geografia - versão 3)
 
BIBLIOGRAFIA:

FARIA, M.O. de. e SALES, M. Licenciatura em Geografia: uma proposta de formação de professores orientada pela noção de competência In Anais do 7° Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia. Vitória: UFES, 2003. p. 287-292.
MONTEIRO, A. M. A prática de ensino e a produção de saberes na escola. In CANDAU, V. M. Didática, currículo e saberes escolares. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
OLIVEIRA, Ariovaldo U. (org). Para onde vai o ensino de geografia? São Paulo: Contexto, 1989.
PONTUSCHKA, N. N. e OLIVEIRA, A. U. (orgs). Geografia em Perspectiva: Ensino e Pesquisa. São Paulo: Contexto, 2002.
SILVA, M.C.; SANTOS, L.C.; JúNIOR, R.F. Saberes e Práticas Cotidiana no Ensino de Geografia: adoção de uma nova postura. InAnais do 7° ENPEG. Vitória: UFES, 2003. p. 61-66.
SILVA, lL.B. da. Formação de Professores e a FlUldamentação de suas Aulas. In Anais do 7° Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geowa[ia. Vitória: UFES, 2003. p. 86-91.