UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INST. DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIR
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ARTÍSTICA
DISCIPLINA: Tópicos Especiais em Artes
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: CAP02-08961
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica1115
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 2 3 45

EMENTA:

Novas linguagens e o caráter interdisciplinar na arte contemporânea. Novos lugares para a arte moderna e contemporânea - uma análise do papel dos museus, galerias, coletivos de artistas e espaços públicos. Novas mídias e seus desdobramentos na estética contemporânea.

OBJETIVO(S):

Criar condições para que o aluno adquira conhecimento e amplie sua pesquisa em relação à arte moderna e contemporânea. Contribuir para que o aluno seja capaz de expressar-se, utilizando-se de linguagens visuais, a partir de exercícios de leitura e apreciação de obras de artistas modernos e contemporâneos.

BIBLIOGRAFIA:

ARGAN, G. C. Arte moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

ARNHEIM, R. Arte e percepção visual. São Paulo: Pioneira, 1980.

BASBAUM, R. (org.). Arte contemporânea brasileira. Rio de Janeiro: Rios Ambiciosos, 2001.

CHIPP, H. B. Teorias da arte moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

GOMBRICH, E. H. A história da arte. Rio de Janeiro: Guanabara, 1978.

HAUSER, A. A história social da literatura e da arte. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.

OSTROWER, F. Criatividade e processos de criação. Petrópolis: Vozes, 1987.

PAREYSON, L. Os problemas da estética. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

STANGOS, N. (org.). Conceitos da Arte Moderna. Rio de Janeiro: Zahar, 1993.

WOOD, P. Modernismo em disputa. São Paulo: Cosac et Naify, 1998.