UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INST. DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E DESENHO
DISCIPLINA: Análise Produção Mat Concreto Ensino Matemática Ed Básica
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: CAP06-08958
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 2 4 30

OBJETIVO(S):

Instrumentalizar o futuro professor de Matemática para a prática de uma aula alternativa com a mediação de materiais manipulativos. Produzir materiais estruturados para o Ensino de Matemática. Elaborar fichas de trabalhos que facilitem a aquisição de conhecimentos matemáticos pelos alunos. Produzir jogos e desafios que motivem a descoberta de conceitos matemáticos e elaborem conjecturas.
EMENTA:

Análise de aplicativos de informática para o ensino de matemática nas escolas fundamental e média; Planejamento de aulas nas escolas fundamental e média em ambiente informatizado (uso de plataformas colaborativas); Recursos de informática para o ensino: calculadoras, aplicativos, computadores; Aprendizagem por solução de problemas através do uso de Tecnologias de Comunicação e Informação.


BIBLIOGRAFIA:

KASAHARA, Kunihiko. Origami omnibus. Tokyo, New York: Japan Publications, 1967.
GÊNOVA, A. Carlos. Introdução à composição modular. São Paulo: Global, 1990.
FUSÉ, Tomoko, Unit origami. Tokyo, New York: Japan Publications, 1990.
BOYER, Carl Benjamin. História da Matemática. São Paulo: Edgard Blucher, 1974.
KALEFF, Ana Maria M. R. Vendo e Entendendo Poliedros. Niterói: Ed UFF, 1998.
_______. Quebra-cabeças Geométricos e Formas Planas. Niterói: Ed UFF, 2002.
CASTRO, Mônica R., NOVAES, José Antonio & VIEIRA, Maria da Conceição, DAVID, Maria Ignês Rocha, RESENDE, Nelson de Mello. Cadernos de Atividades de Matemática. Rio de Janeiro: UERJ, 2003.