UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INST. DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E DESENHO
DISCIPLINA: Tecnologias no Ensino de Matemática
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: CAP06-08957
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Desenvolver estudo aplicado dos conhecimentos básicos necessários para o uso de novas tecnologias no ensino de Matemática. Buscar solução de problemas matemáticos através do uso de tecnologias. Interagir com Softwares específicos à matemática e plataformas para o ensino à distância.
EMENTA:

Análise de aplicativos de informática para o ensino de matemática nas escolas fundamental e média; Planejamento de aulas nas escolas fundamental e média em ambiente informatizado (uso de plataformas colaborativas); Recursos de informática para o ensino: calculadoras, aplicativos, computadores; Aprendizagem por solução de problemas através do uso de Tecnologias de Comunicação e Informação.


BIBLIOGRAFIA:

BELLONI, M. L. Educação a Distância. Campinas: Editores Associados, 1999.
SCHATTSCHNEIDER, D., KING, J. (eds) (2003). Geometry Turned On: Dynamic Software in Learning, Teaching and Research The Mathematical Association of America. 1998.
PAPERT, Seymour. A máquina das crianças - repensando a esola na era da informática. Artes Médicas, Porto Alegre, 1994.
GALINDO, Enrique. Assessing Justification and proof in Geometry Classes Taught Using Dynamic Software in The Mathematics Teacher - vol 91/jan 1998.
REZENDE, F. As novas tecnologias na prática pedagógica sob a perspectiva construtivista. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 2, n. 1, p. 75, (mar. 2000).
BALDIN, Y. Y. Utilizações diferenciadas de recursos computacionais no ensino de matemática (CAS,DGS e Calculadoras Gráficas), Atas do 1º Colóquio de História e Tecnologia no Ensino de Matemática, UERJ, 2002.