UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INST. DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E DESENHO
DISCIPLINA: Elaboração Material didático - Ling Visual e Tec Gráfica
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: CAP06-08956
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Promover a reflexão sobre a relação entre a semântica e a sintaxe visual na produção de material didático; Desenvolver material didático utilizando tecnologia infográfica bidimensional e tridimensional; Pesquisar o desenvolvimento de material didático visual em ambiente virtual informático; Pesquisar a utilização didática de produções de multimídias; Pesquisar a utilização didática de produções visuais em diferentes suportes.
EMENTA:

Introdução ao estudo de sintaxe e da semântica visual na produção do material didático. Noções de captura e tratamento de imagens. Produção de desenhos lineares em programas gráficos bidimensionais e tridimensionais. A utilização das produções multimídias na preparação de material didático.

PRÉ-REQUISITO 1:

EDU02-06642 Didática
 
BIBLIOGRAFIA:

ANDRADE, Beatrice L e FERRARI, Nadir. Analogias e metáforas no Ensino de ciências à luz da epistemiologia de Gaston Bachelard. In: Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências, 2 (3). 2002.
AUMONT, Jacques. A Imagem. Campinas: Papirus, 1995.
MACHADO, Arlindo. O quarto iconoclasmo. In: O Quarto Inoclasmo e outros ensaios hereges. Rio de Janeiro: Marca D'água, 2001.
THUILLIER, Pierre. Espaço e perspectiva no Quattrocento. In: De Arquimedes a Einstein - a face oculta da invenção científica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.
OLIVEIRA, M. R. R. Representação tridimensional física e virtual no processo de desenvolvimento de Produto. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: UFRJ, 2004.
TREVISAN. Z. O ato de ler: percursos e percalços do leitor. In: O diálogo dos Signos. São Paulo: Clíper,, 2000.
FLORES, I. g. As imagens de alta tecnologia como prática ética, estética e tecnoromântica. In ALVES, Nilda e CIAVATTA, Maria. A leitura de imagens na pesquisa social. São Paulo: Cortez, 2004.