UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INST. DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIR
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E DESENHO
DISCIPLINA: Geometria Dinâmica
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: CAP06-08955
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

EMENTA:

Experimentação, Conjecturas e Demonstrações na educação básica; Construção de conhecimentos matemáticos diversos por princípios geométricos.

OBJETIVO(S):

Solução de problemas através de atividades investigativas em matemática através do uso de Geometria Dinâmica. A utilização do ambiente de Geometria Dinâmica para a construção do saber matemático.
PRÉ-REQUISITO 1
IME03-00918 Geometria I
PRÉ-REQUISITO 2
IME03-01104 Geometria II

BIBLIOGRAFIA:

GRAVINA, M. Alice; Geometria Dinâmica: Uma nova abordagem para o aprendizado da Geometria, VII Simpósio Brasileiro de Informático na Educação.

SCHATTSCHNEIDER, D., KING, J. (eds) (2003). Geometria dinâmica (selecção de textos do livro Geometry Turned on). Lisboa: APM.

GALINDO, Enrique. Assessing Justification and proof in Geometry Classes Taught Using Dynamic Software in The Mathematics Teacher - vol 91/jan 1998.

REZENDE, F. As novas tecnologias na prática pedagógica sob a perspectiva construtivista. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 2, n. 1, p. 75, (mar. 2000).

GUIMARãES, L. C., BARBASTEFANO, R. G., CARVALHO, D. Tabule, Registro INPI N.0039192, 2001.