UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INST. DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E DESENHO
DISCIPLINA: Desenho de Base Geométrica na Ed Básica
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: CAP06-08954
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Propiciar o aprofundamento do conceito de ensino do desenho na Educação Básica no contexto da Educação Gráfica e da Linguagem Visual.
EMENTA:

O desenho como sistema simbólico. O desenho geométrico plano. O desenho projetivo e as figuras geométricas espaciais. Desenho e comunicação: códigos gráficos.

PRÉ-REQUISITO 1:

EDU02-06642 Didática
 
BIBLIOGRAFIA:

ALVES, G. S. A informática aplicada à educação. In: O uso de softwares de geometria dinâmica para o desenvolvimento de habilidades cognitivas: uma aplicação em alunos do ensino médio. Dissertação de mestrado. UFRJ: 2004.
JORGE, Sônia. Desenho Geométrico - Ideias e imagens. Rio de Janeiro. São Paulo: Editora Moderna, 2004. Vols. 1,2, 3 e 4.
JUNIOR, A. R. Geometria Descritiva.. Rio de Janeiro: Nobel, 1991.
ULBRUCHT, Beatrice L e FERRARI, Nadir. Desenho e Geometria - História, pesquisa e evolução. Florianópolis: Edição do autor, 1998.
THUILLIER, Pierre. Espaço e perspectiva no Quattrocento. In: De Arquimedes a Einstein - a face oculta da invenção científica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.
TRINCHÃO, G. M. C. Didática do Desenho: o que me dizem os livros de desenho de Benjamin A. de Carvalho. In: Anais do XVII Simpósio Nacional de Geometria descritiva e Desenho Técnico. Recife: 2005.