UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INST. DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL
DISCIPLINA: Ensino Componentes Curriculares Através Projetos Didáticos
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: CAP01-08949
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Refletir sobre práticas pedagógicas dos anos iniciais da Educação Fundamental. Analisar diferentes projetos curriculares referentes à Educação Fundamental. Contribuir para a construção de práticas pedagógicas que sejam favoráveis à diversidade. Refletir sobre a construção do currículo no cotidiano escolar. Discutir a organização de projetos de trabalho como possibilidade de articulação de saberes e organização da prática pedagógica.
EMENTA:

Anos Iniciais do Ensino Fundamental: caracterização do espaço-tempo escolar; processos interativos; ação pedagógica diante a complexidade do cotidiano; diferenças e alteridade na modernidade; currículo e cotidiano; currículo e os anos iniciais do ensino fundamental; projetos de trabalho: o que são, como se caracterizam; elaboração de projetos de trabalho; perspectivas de trabalho com projetos nos diferentes componentes curriculares no 1º ciclo da Educação Fundamental; avaliação nos projetos de trabalho; relatos e análises de experiências com projetos de trabalho nos anos iniciais do ensino fundamental.


BIBLIOGRAFIA:

ALCUDIA, R. (org.) Atenção á diversidade. Porto Alegre, Artmed, 2002.
ALVES, N. (org.) Criar currículo no cotidiano. São Paulo: Cortez, 2002.
BARRETO, E. S. de S. Os currículos do ensino fundamental para as escolas brasileiras. São Paulo: Fundação Carlos Chagas/Autores Associados, 2000, 2ª Ed.
FREIRE, M. (org.) Avaliação e planejamento - a prática educativa em questão. São Paulo: Espaço pedagógico, 1997.
_________. Tarefa e construção do conhecimento. São Paulo: espaço pedagógico, 1998, 2ª Ed.
HARGREAVES, A. Os Professores em tempos de Mudança. Portugal, Ed. Mc Graw.
HERNANDEZ, F. & VENTURA, M. A organização do currículo por projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 1998, 5ª Ed.
PERRENOUD, P. A Pedagogia na Escola das Diferenças. Por Alegre, Artmed, 2001.