UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INST. DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL
DISCIPLINA: Sentidos Produção e (Re)construção Escrita EJA:Formação Leitor
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: CAP01-08947
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Refletir sobre as práticas de leitura e escrita na EJA e a formação do leitor-escritor; Compreender a escola como um espaço privilegiado de acesso à leitura e seu papel na valorização das experiências trazidas pelos sujeitos da EJA.
EMENTA:

Concepção de alfabetização a partir das práticas de letramento. Abordagem das diversas possibilidades de trabalho com diferentes tipos de textos seja coletiva ou individualmente, considerando as realidades existentes no espaço/tempo da sala de aula. Os sentidos da produção e da (re)construção da escrita a partir das experiências de vida que cada um de nós - alunos e professores. A história de cada um e a construção da memória coletiva (oral e/ou escrita). Estratégias possíveis para as regiões que convivem com dificuldades de acesso ao texto escrito.


BIBLIOGRAFIA:

ALVES, Rubem. Educação dos sentidos e mais... Campinas: Verus, 2005.
COLASANTI, Marina. Fragatas para terras distantes. Rio de Janeiro: Record, 2004.
DURANTE, Marta. Alfabetização de adultos: leitura e produção de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
GNERRE, Maurizzio. Leitura, escrita e poder. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
KLEIMAN, Ângela (org). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. São Paulo: Mercado das letras, 2004.
PEREIRA, Marina Lúcia. A construção do letramento na educação de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
SOARES, Magda. Linguagem e escola: uma perspectiva social. São Paulo: Ática, 1989.
_______. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
_______. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. In: Revista Brasileira de Educação. nº 25. Jan/abr 2004.
TFOUNI,, Leda Verdiani. . Letramento e alfabetização. São Paulo: Cortez, 2002.