UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INST. DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL
DISCIPLINA: Modos de Ler: Escola e Constituição do Leitor
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: CAP01-08943
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Refletir sobre o ato de ler e a constituição do sujeito-leitor, analisando os efeitos do aprendizado escolar da leitura. Compreender a escola como uma das instâncias estimuladoras da aprendizagem da leitura, avaliando o seu papel frente aos desafios e necessidades da sociedade contemporânea. Investigar as condições reais e ideais de intervenção escolar no processo de constituição do leitor, nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Comparar os diferentes modos de leitura ou código de comportamento do leitor, em diferentes épocas, e configurar as tipologias atuais e futuras de leitores. Analisar os sintomas da desagregação da ordem tradicional da leitura enquanto prática sociocultural da sociedade contemporânea.
EMENTA:

Os efeitos do aprendizado escolar da leitura sobre os leitores, assim como as tensões próprias do ato de ler. As condições reais e idéias de intervenção escolar no processo de constituição do sujeito-leitor, nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Modos de escolarização: adequada ou desafiadora. As práticas individualizadas e coletivas de leitura. A leitura como prática sociocultural: os sintomas de desagregação da ordem tradicional e a necessidade de outras experiências informativas. A leitura legitimada pela escola - a supremacia do cânone - e as leituras selvagens, ou ilegítimas culturalmente. Os diferentes leitores e modos de leitura. Os atos de leitura na sociedade contemporânea: os leitores anárquicos e a leitura fragmentada, descontínua, hipertextual. As representações das imagens de leitor, do ato de ler e da aprendizagem escolar da leitura, ao longo da história da Educação no Brasil. Os aspectos éticos e políticos da leitura e das práticas de leitura escolares.


BIBLIOGRAFIA:

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