UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INST. DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS E LITERATURA
DISCIPLINA: Prat Análise Morfossintática p/Ens Ling Portuguesa
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 1 CÓDIGO: CAP03-08926
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaILE - Letras - Port / Alemão (versão 4) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 5) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 4) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 5) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 4) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 5) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 4) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 5) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 4) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 5) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Japonês (versão 2) Português - Japonês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Japonês (versão 3) Português - Japonês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 4) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 5) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 4) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 5) Português e Literaturas de Língua Portuguesa

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 1 2 30

OBJETIVO(S):

Reconhecer fatos da morfossintaxe do português que têm recebido tratamento insuficiente ou inadequado na abordagem tradicional; Analisar criticamente abordagens alternativas na descrição de fatos da morfossintaxe do português; Priorizar, no ensino, os aspectos semântico-funcionais dos fatos morfossintáticos; Correlacionar recursos gramaticais à produção de sentidos na leitura e na escrita; Desenvolver estratégias pedagógicas que favoreçam o domínio, pelo estudante dos níveis Fundamental e Médio, de diferentes alternativas semântico- formais em sua produção oral e escrita. Elaborar materiais didáticos originais, tendo por base a perspectiva funcional no estudo da língua.
EMENTA:

Lingüística Funcional e ensino. Relações entre gramática e discurso. Uso, função e significado. Língua como potencial de produção de significado. Recursos gramaticais e escolha. Tópicos em descrição da morfossintaxe do português, com ênfase em aspectos semântico-funcionais, tendo em vista o Ensino Fundamental e Médio. Elaboração de material didático.


BIBLIOGRAFIA:

AZEREDO, J. C. Iniciação à sintaxe do português. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1990.
BAGNO, M. Português ou brasileiro? Um convite à pesquisa. São Paulo: Parábola, 2001.
BASILIO, Margarida. Formação e classes de palavras no português do Brasil. São Paulo: Contexto, 2004.
KOCH, I. A coesão textual. São Paulo: Contexto, 1991.
______. A inter-ação pela linguagem. São Paulo: Contexto, 1992.
______. Argumentação e linguagem. São Paulo: Cortez, 1996.
NEVES, M. H. de M. Gramática na escola. São Paulo: Contexto, 1990.
______. A gramática funcional. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
______. Gramática de usos do português. São Paulo: UNESP, 2000.
______. A gramática: história, teoria e análise, ensino. São Paulo: UNESP, 2002.