UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INST. DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
DISCIPLINA: Instr p/ Ensino Lúdico de Ciências e Biologia
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 1 CÓDIGO: CAP04-08924
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIBRAG - Ciências Biológicas (versão 6)
Eletiva RestritaIBRAG - Ciências Biológicas (versão 3)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 4)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 3) Biológica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 4) Biológica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 3) Biomédica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 4) Biomédica

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 1 2 30

OBJETIVO(S):

Vivenciar metodologias específicas do ensino de Ciências de atividades em classe e extraclasse; produzindo materiais didáticos adequados às novas diretrizes curriculares para o ensino de Ciências e Biologia, visando a inserção da ciência contemporânea nas atividades escolares.
EMENTA:

A Natureza da Ciência e o Ensino de Ciência - trabalhando a natureza do método científico com os alunos. Propostas de atividades de participação ativa dos alunos na construção do significado de Conhecimento Científico. A Instrumentalização do Ensino de Ciências - alternativas metodológicas e recursos/materiais para um ensino motivador: jogos, simulações e projetos. A Prática Pedagógica e o Alfabetismo Científico. A problemática ensino-aprendizagem em Ciências. Qualidades e Limitações das atividades, materiais e estratégias propostas no curso. A Participação Ativa dos Alunos: desenvolvimento do interesse, da criatividade e do espírito crítico e reflexivo.


BIBLIOGRAFIA:

BIZZO, N. Ciências: fácil ou difícil? São Paulo: Editora Ática, 2º Ed. 2002.
CANTO, E. L. Coleção Ciências Naturais: aprendendo como o cotidiano. São Paulo Moderna, 1999.
CAZELLI, S. Alfabetização Científica e Processos Educativos. Perspicillum. MAST - Rio de Janeiro, v.6 n. 1, p. 75 - 104, 1992.
COLL, C. e Cols. Os Conteúdos na Reforma: ensino aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Porto Alegre: Artmed, 2º ed. 2000.
____________. Aprender Conteúdos e Desenvolver Capacidades. Porto Alegre: Artmed., 2004.
FROTA-PESSOA, O. Os Caminhos da Vida: biologia no ensino médio. Manual do professor. 1ª ed. São Paulo, Editora Scipione, 2001.
MILLE, J. D. Scientific Literacy: a conceptual and empirial review. Daedalus, n. 122, p. 29-48, 1983. ZABALA, A. (org.) Como trabalhar os conteúdos procedimentais em aula. Porto Alegre: Artmed, 2ª ed. 1999.