UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INST. DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
DISCIPLINA: As Ciências no Cotidiano Escolar
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 1 CÓDIGO: CAP04-08922
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIBRAG - Ciências Biológicas (versão 6)
Eletiva RestritaIBRAG - Ciências Biológicas (versão 3)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 4)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 3) Biológica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 4) Biológica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 3) Biomédica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 4) Biomédica

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 1 2 30

OBJETIVO(S):

Compreender os processos de investigação próprios das Ciências Naturais e analisar as implicações sociais do desenvolvimento científico e tecnológico. Articular o conhecimento científico, a pesquisa em ensino de ciências e a disciplina de Ciências do ensino fundamental, com ênfase nos conceitos físicos, químicos, geológicos e astronômicos e suas interfaces com conceitos biológicos. Analisar o processo de aprendizagem dos conceitos científicos pelos alunos e o papel desses conteúdos no currículo escolar. Desenvolver e utilizar novas metodologias e materiais didáticos adequados ao ensino de Ciências.
EMENTA:

A educação científica no contexto escolar. A interdisciplinaridade: conceitos físicos, químicos, geológicos e astronômicos e suas interfaces com conceitos biológicos. Recursos didáticos convencionais e alternativos para o ensino de Ciências. Desenvolvimento de novas metodologias e produção de material didático para o ensino de Ciências. Elaboração de projetos educativos para aplicação em espaços escolares e/ou comunitários. Atividade laboratorial.


BIBLIOGRAFIA:

CHASSOT, Attico. A Ciência Através dos Tempos. São Paulo: Moderna, 1994.
GASPAR, Alberto. Experiências de Ciências para o 1º Grau. São Paulo, Ática, 1995.
GIORDAN, A. e DE VECCHI, G. As Origens do Saber: das concepções dos aprendentes aos conceitos científicos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
GEPEQ. Interações e Transformações: química para o 2º Grau - livro do aluno. São Paulo: Editora da USP, 1996 - (3 volumes).
GRUPO DE REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA. Física 1. 5º Ed. São Paulo: Editora da USP, 1999 - (3 volumes).
LEVINE, S. & GRAFTON, Allison. Brincando de Einstein. Atividades científicas e recreativas para sala de aula. Campinas, Papirus, 1995.