UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INST. DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS E LITERATURA
DISCIPLINA: Análise Material Didático p/ Ensino de Espanhol
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 1 CÓDIGO: CAP03-08919
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaILE - Letras - Port / Espanhol (versão 4) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 5) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 1 2 30

OBJETIVO(S):

Analisar criticamente o material didático para o ensino de espanhol como língua estrangeira moderna. Avaliar a adequação do material didático ao seu público-alvo.
EMENTA:

Língua, cultura e ideologia. Interculturalidade e o ensino de espanhol. Papel das línguas estrangeiras modernas no ensino fundamental e médio das escolas públicas. Leitura crítica de material didático. Produção de material diversificado.

PRÉ-REQUISITO 1:

ILE03-07003 Língua Espanhola IV
 
BIBLIOGRAFIA:

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei 9394 de 20 de dezembro de 1996.
FORMA 4 - formación de formadores - Interculturalidad. Madrid, SGEL, 2002.
GIOVANNINI, Arno et alli. Profesor en acción 1, 2, 3. Colección Investigación didáctica. España, Edelsa, 1996.
CARABELA 45. Monográfico. Lengua y Cultura en el aula E/LE. Madrid, SGEL, febrero 99.
MORILLAS, J. M. Martín. La enseñanza de la lengua: Un instrumento de unión entre culturas. Espéculo: http://www.ucm.es/info/especulo/ele/ e http://www.ub.es/filhis/culturele/morillas.html. Accedido el 02/02/2004.