UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INST. DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS E LITERATURA
DISCIPLINA: Análise Material Didático p/ Ensino de Francês
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 1 CÓDIGO: CAP03-08918
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaILE - Letras - Port / Francês (versão 4) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 5) Português - Francês e Respectivas Literaturas

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 1 2 30

OBJETIVO(S):

Analisar criticamente o material didático para o ensino de francês como língua estrangeira moderna. Avaliar a adequação do material didático ao seu público-alvo.
EMENTA:

Língua, cultura e ideologia. Interculturalidade e o ensino de francês. Papel das línguas estrangeiras modernas no ensino fundamental e médio das escolas públicas. Leitura crítica de material didático. Produção de material diversificado.

PRÉ-REQUISITO 1:

ILE03-09970 Língua Francesa IV
 
BIBLIOGRAFIA:

BEACCO, Jean-Claude. Les Dimensions. Culturelles des Enseignements des Langues. Paris: Hachette, 2000.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei 9394 de 20 de dezembro de 1996.
BRASIL, Parâmetros curriculares nacionais: quinta a oitava séries do ensino fundamental - língua estrangeira. Brasileira: MEC/SEF, 1998.
Le Français dans le Monde: Recherches et Applications: Vers une Compétence Plurilingue. CLE Internacional, juillet, 2003.
_______. Une Didactique des Langues pour Demain. CLE International, juillet 2000.
_______. Apprentissages des Langues et Technologes: Usages en Émergence, Janvier 2002.
ZAKHARTCHOUK, Jean-Michel. L´Enseignant, Un Passeur Culturel. Paris: ESF, 1999.