UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INST. DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS E LITERATURA
DISCIPLINA: Ensino Francês como Ling Estrangeira:Planejamento p/ Ens Fund e Médio
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 1 CÓDIGO: CAP03-08916
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaILE - Letras - Port / Francês (versão 4) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 5) Português - Francês e Respectivas Literaturas

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 1 2 30

OBJETIVO(S):

Discutir questões relativas ao planejamento de francês como língua estrangeira no Ensino Médio. Elaborar planejamento segundo especificidades do ensino médio.
EMENTA:

A importância do planejamento no ensino de francês como língua estrangeira - ensino fundamental e médio. Acertos e erros de um planejamento. Planejamento a curso, médio e longo prazo. Aplicabilidade do planejamento segundo os objetivos de ensino. Produção de planejamento.

PRÉ-REQUISITO 1:

ILE03-09970 Língua Francesa IV
 
BIBLIOGRAFIA:

- BARBOT, Marie-José (coord.). Ressources pour l' Apprentissage: Excès et Accès. Etudes de Linguistique Appliquée nº 112. Paris: Didier Erudition, 1998.
- BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei 9394 de 20 de dezembro de 1996.
- BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: quinta a oitava séries do ensino fundamental - língua estrangeira. Brasília: MEC/SEF, 1998.
- CONSOLO, Douglas Altamiro & VIEIRA-ABRAHÃO, Maria Helena (orgs.). Pesquisas em lingüística aplicada: ensino e aprendizagem de língua estrangeira. São Paulo: Editora UNESP, 2004.
- FERREIRA, Francisco Whitaker. Planejamento sim e não. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
- GAONAC'H, Daniel (coord.). Acquisition et Utilisation d'une Langue Étrangère. Paris: Hachette, 1990.
- PERRENOUD, Philippe. Construire des Compétences dès l'École. Paris: ESF, 1998.
________. Qui définit le curriculum, pour qui? Cousset(Suisse): Del Val, 1990.
- RICHARDS, Jack C. Planejamento de metas e objetivos em progamas de idiomas. São Paulo: SBS, 2003.