UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INST. DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA
DISCIPLINA: História da Questão Racial no BR e Currículos na Ed Básica
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: CAP05-08915
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaIFCH - História (versão 3)
IFCH - História (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
2460
TOTAL 2 4 60

OBJETIVO(S):

Discutir as principais correntes da historiografia brasileira em torno da questão racial; Confrontar esta discussão de forma crítica com o material didático disponível, no que tange ao tratamento da questão racial na Educação Básica; Discutir as possibilidades da construção de novas propostas curriculares para a Educação Básica, a partir das novas abordagens para a questão racial no Brasil.
EMENTA:

As Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, de março de 2004, não somente vieram regulamentar a obrigatoriedade do Ensino de História da África, como também propuseram uma maior ênfase nas discussões étnico-raciais no Brasil. Deste modo, torna-se imperioso refletir sobre as possibilidades de propor novas abordagens para a questão racial nos currículos da Educação Básica. Partindo das discussões realizadas pela historiografia brasileira em torno da questão, por meio de diversas temáticas, mas dando ênfase às discussões sobre a temática da escravidão, o curso visa encaminhar uma discussão sobre a questão racial no Brasil direcionando-a para reflexões em torno da construção de novas propostas curriculares para a Educação Básica.


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