UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INST. DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA
DISCIPLINA: O Ensino de História e a Imagem
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: CAP05-08914
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaIFCH - História (versão 3)
IFCH - História (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
2460
TOTAL 2 4 60

OBJETIVO(S):

Fundamentar teoricamente a decodificação da imagem fixa ou em movimento. Sistematizar metodologias que apreendam a especificidade da linguagem imagética. Experimentar estratégias de utilização da imagem como material didático-pedagógico.
EMENTA:

A comunicação através de diferentes formas de imagem tornou-se predominante na sociedade contemporânea. O desenvolvimento de novas tecnologias possibilitou uma aceleração cada vez maior do ritmo de seu uso, vulgarizando a sua utilização, inclusive no espaço educacional. O curso tem o objetivo de "alfabetizar" licenciandos para a utilização pedagógica dessa linguagem no cotidiano da sala de aula, compreendendo-a como um código que necessita de critérios específicos, não necessariamente semelhantes ao código da escrita, de análise, do conhecimento das condições de produção dos discursos visuais, assim como visa discutir estratégias de utilização sistemática da imagem como recurso didático.


BIBLIOGRAFIA:

ALMEIDA, Milton José de. Imagens e sons - a nova cultura oral. São Paulo: Cortez, 1994.
BARRETO, Raquel Goulart. Novas tecnologias e implicações na formação do leitor professor.
In: MARINHO, M. Ler e navegar: espaços e percursos da leitura. Campinas, SP: Mercado de Letras: Associação de Leitura do Brasil, 2001.
CARDOSO, Ciro F. S. e OLIVEIRA, Antonio Ribeiro J. Também com a Imagem se faz História. In: Cadernos do ICHF (nº 32 - setembro/1990), Niterói, ICHF/UFF, 1990.
CARDOSO, Ciro F.S. Narrativa, Sentido, História. Campinas, SP: Papirus. 1997.
CIAVATTA, Maria. O mundo do trabalho em imagens: a fotografia como fonte histórica. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
DARNTON, R. O Beijo de Lamourette - Mídia, Cultura e Revolução. São Paulo, Companhia das Letras, 1990.
FERRÉS, JOAN. Vídeo e educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
FERRO, Marc. A manipulação da história no ensino e nos meios de comunicação. São Paulo, IBRASA, 1983.
_____. Cinema e história. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
JAMESON, Fredric. Espaço e imagem: teorias do pós-moderno e ouros ensaios. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 1995.
JOLY, M. Introdução à análise de imagens. trad. M. Appenzeller. Campinas: Papirus: 1997. p. 48 (Col. Ofício de Arte e Forma)
KONDER, L. Por que aprender / ensinar História? ENSINO DE HISTÓRIA - REVISTA DO LABORATÓRIO DE ENSINO DE HISTÓRIA DA UFF. FAC. DE ED. UFF 3 (3): 11-15, out. 1999.
KORNIS, Mônica Almeida. História e Cinema: um debate metodológico In Estudos Históricos - Teoria e História. Rio de Janeiro, FGV, nº 5, 1992, p. 237-257.
MAUAD, Ana Maria. "Através da imagem: Fotografia e História, interfaces". In: Tempo, Revista do Departamento de História da UFF, RJ: Relume Dumara, Ano 1, n º 2
MAUAD, Ana Maria e CARDOSO, Ciro Flamarion. "História e imagem: os exemplos da fotografia e do cinema". In: Ciro F.Cardoso e R. Vainfas. Domínios da História. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
MEIRELLES, W. Reis. Cinema e história: considerações de um objeto de estudo. In História e Ensino. Londrina, UEL, n.º 1, 1995, p. 41-48.
ROCHA, Antônio Penalves. O filme: um recurso didático no ensino de história? IN Coletânea Lições com Cinema. São Paulo, FDE/SE, 1993.
SOARES, Mariza de C.; FERREIRA, Jorge (orgs). A história vai ao cinema. Rio de Janeiro: Record, 2001.
VERGUEIRO, W. Os quadrinhos nas aulas de história: uma empreitada que exige cuidados. Disponível em : http://www.omelete.com.br/quadrinhos/artigos/base_para_artigos.asp?Artigo+1560&Tabela=artigos Acesso em: 06 out. 2003.