UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INST. DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIR
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA
DISCIPLINA: Noção de Tempo Histórico no Ensino Fund e Médio
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: CAP05-08913
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaIFCH - História (versão 3)
IFCH - História (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
2460
TOTAL 2 4 60

EMENTA:

A disciplina se propõe a discutir o conceito de tempo histórico e sua transposição para o saber histórico escolar. A construção da noção de tempo é fundamental para o entendimento dos múltiplos processos históricos passados e presentes. Pretende-se ao longo do curso discutir as principais características do tempo (sucessão, duração, simultaneidade) e analisar as múltiplas dimensões do tempo histórico, suas mudanças e permanências. Haverá um enfoque metodológico através de oficinas voltadas para o Ensino Fundamental e Médio com a finalidade de encaminhar discussões teórico-metodológicas sobre o saber histórico escolar.

OBJETIVO(S):

Instrumentalizar o licenciando para o exercício docente transpondo o conceito de tempo histórico para o saber histórico escolar. Caracterizar o tempo histórico. Analisar as múltiplas dimensões do tempo histórico. Analisar e operacionalizar caminhos teórico-metodológicos na construção do conceito de tempo histórico no Ensino Fundamental e Médio.

BIBLIOGRAFIA:

BRAUDEL, Fernand. Escritos sobre a História. S.Paulo: Perspectiva S.A, 1978.

_____. História e Ciências Sociais. Lisboa: Editorial Presença, 1972.

ELIAS, Norbert. Sobre o tempo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1998.

LE GOFF, Jacques. Calendario. In: Enciclopédia Einaudi. Memória - História, v. 1.

PIAGET, Jean. A noção de tempo na criança. Rio de Janeiro: Record, s/d.

PINSKI, Jaime. O ensino de História e a criação do fato. São Paulo: Contexto, 1988.