UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INST. DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA
DISCIPLINA: Historiografia e Ensino de História
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 1 CÓDIGO: CAP05-08912
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaIFCH - História (versão 3)
IFCH - História (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 1 2 30

OBJETIVO(S):

Discutir os processos de incorporação da historiografia acadêmica à historiografia didática, pondo em destaque a sedimentação acrítica de determinados temas e sua relação com o conservadorismo social e historiográfico.
EMENTA:

A cristalização da história nos livros didáticos. A imagem espacial da América portuguesa. A ausência do conflito e da violência na história do Brasil: a chamada história incruenta. O processo de incorporação da historiografia acadêmica ao livro didático


BIBLIOGRAFIA:

ALBUQUERQUE, M. M. de et al. Atlas histórico escolar. 8. ed. rev. Rio de Janeiro : FENAME, 1983.
ALMEIDA, Luís Ferrand de. A diplomacia portuguesa e os limites meridionais do Brasil (1493-1700). Coimbra: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra; Suplemento do tomo VI da Revista Portuguesa de História, 1957.
AZEVEDO, Fernando de. A cultura brasileira. Brasília : UnB; Rio de Janeiro : UFRJ, 1996.
BITTENCOURT (Org.). O saber histórico na sala de aula. São Paulo : Contexto, 1997.
CLASTRES, Pierre. A sociedade contra o Estado. Rio de Janeiro : Francisco Alves, 1988.
DAVIES, Nicholas (Org.). Para além dos conteúdos no ensino de história. Niterói : UFF, 2000.
DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. São Paulo : Cortez, 2000.
FERNANDES, F. A sociedade escravista no Brasil. In:Circuito Fechado. São Paulo: HUCITEC, 1977. p.11-63.
GOULART, José Alipio. Da palmatória ao patíbulo: castigos de escravos no Brasil. Rio de Janeiro : Conquista, 1971.
MATTOS, Ilmar Rohloff de (Org.). Ler & Escrever para contar: documentação, historiografia e formação do historiador. Rio de Janeiro : ACCESS, 1998.
OLIVEIRA JUNIOR, Paulo Cavalcante de. Affonso d'E. Taunay e a construção da memória bandeirante. Rio de Janeiro, Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, n. 387, p. 343-457.
RODRIGUES, José Honório. História combatente. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982.