UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INST. DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA
DISCIPLINA: História da África e Currículos na Educação Básica
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: CAP05-08911
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaIFCH - História (versão 3)
IFCH - História (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
2460
TOTAL 2 4 60

OBJETIVO(S):

Discutir a produção do conhecimento historiográfico sobre a África; Discutir a pertinência do Ensino de História da África no Brasil; Discutir os caminhos colocados pela historiografia para se pensar a construção de propostas curriculares para a Educação Básica, que integralizem os conteúdos da História da África.
EMENTA:

A provocação para a proposta deste curso são as Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Aprovada em 2004, pelo Conselho Nacional de Educação, tais diretrizes visam regulamentar a Lei 10639/2003 que estabelece a obrigatoriedade do Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica. Diante desta provocação, o curso visa discutir as matrizes historiográficas para a produção de uma História sobre a África ou sobre as "Áfricas", procurando, através desta discussão, pensar não só a pertinência e as especificidades do ensino da História da África no Brasil, como também refletir sobre possíveis propostas curriculares que abram caminhos para a integralização da História da África na Educação Básica.


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