UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INST. DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ARTÍSTICA
DISCIPLINA: Estágio Supervisionado em Artes III
CARGA HORÁRIA: 90 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: CAP02-08910
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaART - Artes (versão 2)
ART - Artes Visuais (versão 1)
ART - Artes Visuais (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Estágio3 6 90
TOTAL 3 6 90

OBJETIVO(S):

Possibilitar e contribuir na interação com alunos da educação básica. Orientar quanto à participação, planejamento de curso e adequação das propostas pedagógicas. Avaliar o desempenho acadêmico diário do aluno-mestre e aula-prova.
EMENTA:

Metodologia triangular. Conteúdos programáticos. Avaliações.

PRÉ-REQUISITO 1:

CAP02-08909 Estágio Supervisionado em Artes II
 
BIBLIOGRAFIA:

BARBOSA, A. M. Arte-educação: conflitos/acertos. São Paulo: Max Limonad, 1984.
BUORO, A. B. O olhar em construção: uma experiencia de ensino e aprendizagem da arte na escola. São Paulo: Cortez, 2003.
LANIER, V. Devolvendo a arte à arte-educação. São Paulo: AR'TE, 1984.
PIAGET, J. A formação do símbolo na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
PILETTI, C. Filosofia da educação. São Paulo: Ática, 1990.
PORCHER, L. Educação artística: luxo ou necessidade? São Paulo: Summus, 1982.
THIOLLENT, M. Metodología da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 1985.
TREVISAN, A. Como apreciar a arte. Porto Alegre: Uniprom, 1999.
VELLO, V. Artes: pranchas de linguagem visual - minigaleria e glosario. São Paulo: Scipione, 2001.