UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INST. DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E DESENHO
DISCIPLINA: Estágio Supervisionado em Matemática I
CARGA HORÁRIA: 90 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: CAP06-08894
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIME - Matemática (versão 4)
IME - Matemática (versão 5)
IME - Matemática (versão 6)
IME - Matemática (versão 7)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Estágio3 6 90
TOTAL 3 6 90

OBJETIVO(S):

Oferecer ao licenciado uma vivencia participativa na situação real de trabalho, alem da oportunidade de realização das competências exigidas para a atividade profissional docente.
EMENTA:

Assumir efetivamente a regência de turmas do 3° e 4° ciclos (5° à 8° séries) do ensino fundamental, de forma planejada e sobre supervisão de um Professor de Matemática em atuação no Cap-UERJ, participar dos diferentes aspectos do cotidiano de sala de aula, tais como: preparação de aula e outras atividades direcionadas à aplicação em sala de aula, pesquisas sobre temas matemáticos abordados de diferentes formas no processo de ensino/aprendizagem, organização de turmas, etc.; Analisar os desafios e dilemas do cotidiano escolar no tratamento de assuntos em que os alunos apresentam dificuldades de aprendizagem, sob orientação de um professor do Cap-UERJ. Pesquisar aplicação de ferramentas da Tecnologia de Comunicação e Informação - TIC no ensino de Matemática.

PRÉ-REQUISITO 1:

EDU02-11319 Didática / Estágio Supervisionado   ou
EDU02-06642 Didática
TRAVA:

67 créditos (Matemática - versão 5)
67 créditos (Matemática - versão 6)
67 créditos (Matemática - versão 7)
79 créditos (Matemática - versão 4)
 
BIBLIOGRAFIA:

D'AMBROSIO, Ubiratam. Educação matemática: da Teoria à Prática. São Paulo: Papirus, 1996.
PÓLYA, G. A arte de resolver problemas. Trad. Heitor Lisboa de Araújo. Rio de Janeiro: Interciência, 1995.
CARVALHO, Dione Lucchesi de. Metodologia do ensino de Matemática. São Paulo: Cortez, 1991.
NIQUINI, Débora P. Informática na Educação: Implicações didático-pedagógicas e construção do conhecimento. Brasília: Universa, 1996.
MACHADO, Nilson José. Epistemologia e Didática. São Paulo: Cortez, 1995.
DANTE, Luiz Roberto, Didática da Resolução de Problemas de Matemática. São Paulo: Ática, 2000.
LAKATOS, I., A lógica do descobrimento Matematico: provas e refutações. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
REVISTAS E PERIÓDICOS:
1. Bolema. Departamento de Matemática. IGCE, INESP, Rio Claro.
2. Boletim do GEPEM. Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática,Rio de Janeiro.
3. Educação Matemática em Revista. SBEM, São Paulo.
4. Estudos em Psicologia da Educação Matemática. Mestrado em Psicologia Cognitiva, UFPE, Recife.
5. Revista do Professor de Matemática. SBM, Rio de Janeiro.
6. Temas e Debates SBEM, Rio de Janeiro.
7. Zetetiké. Currículo de Estudo, Memória e Pesquisa em Educação Matemática, Faculdade de Educação, UNICAMP, Campinas.