UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INST. DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS E LITERATURA
DISCIPLINA: Estágio Supervisionado em Língua Inglesa V
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: CAP03-08889
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaILE - Letras - Inglês (versão 5) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
ILE - Letras - Inglês (versão 6) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Estágio2 4 60
TOTAL 2 4 60

OBJETIVO(S):

Observar e analisar o processo ensino-aprendizagem de língua inglesa como língua estrangeira no ensino fundamental em turmas de ensino fundamental no CAp-UERJ. Selecionar estratégias e materiais didático-pedagógicos para o ensino de língua inglesa adequados para o ensino fundamental. Adaptar conhecimentos teóricos e práticos a diferentes realidades do ensino fundamental. Empregar recursos didáticos dinamizadores no ensino de língua inglesa no ensino fundamental. Elaborar material didático para o ensino de língua inglesa como língua estrangeira no ensino fundamental. Ministrar aulas e atividades de ensino de língua inglesa como língua estrangeira no ensino fundamental em turmas no Cap-UERJ.
EMENTA:

Abordagens metodológicas. Metodologias de aprendizagem de língua inglesa como língua Estrangeira. Teorias de aprendizagem de língua estrangeira. Técnicas de elaboração de material didático e de avaliação de aprendizagem. O ensino de língua inglesa como língua estrangeira e sua interface com outras áreas de conhecimento.

PRÉ-REQUISITO 1:

CAP03-08887 Estágio Supervisionado em Língua Inglesa III
PRÉ-REQUISITO 2:

CAP03-08888 Estágio Supervisionado em Língua Inglesa IV
TRAVA:

86 créditos (Letras - Inglês - versão 6)
 
BIBLIOGRAFIA:

- GRELLET, Françoise. Developing reading skills: a practical guide to reading comprehension exercises. London: CUP, 1981.
- HARMER, Jeremy. Teaching and Learning Grammar. Harlow: Longman, 1987.
- HUTCHINSON, Tom & WATERS, Alan. English for Specific Purposes: a learning-centred approach. Cambridge: CUP, 1992.
- LARSEN-FREEMAN, Diane. Techniques and Principles in Language Teaching. Oxford: OUP, 1986.
- NUTTAL, Christine. Teaching reading skills in a FL. London: Heinemann, 1996.
- PARROTT, Martin. Tasks for Language Teachers; a Resource Book for Training and Development. Cambridge: CUP, 1993.
- SCRIVENER, Jim. Learning teaching. Oxford: Macmillan/ Heinemann, 1994.
- UR, Penny. A Course in Language Teaching. Cambridge: CUP, 1996.