UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INST. DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS E LITERATURA
DISCIPLINA: Estágio Supervisionado em Língua Inglesa IV
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: CAP03-08888
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaILE - Letras - Inglês (versão 5) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
ILE - Letras - Inglês (versão 6) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Estágio2 4 60
TOTAL 2 4 60

OBJETIVO(S):

Observar aulas em turmas de ensino fundamental e médio do CAp-UERJ. Co-participar em turmas do ensino fundamental e médio do CAp-UERJ. Desenvolver uma postura crítico-reflexiva quanto ao papel da língua inglesa como língua estrangeira na comunidade escolar como um todo. Analisar diferentes planejamentos. Analisar propostas existentes para o ensino de LI nos níveis fundamental e médio. Analisar objetivos de ensino de LI nos níveis fundamental e médio. Analisar propostas pedagógicas para o ensino de língua inglesa como língua estrangeira. Associar e aplicar conhecimentos teóricos a praticas pedagógicas relacionadas ao ensino de Língua Inglesa.
EMENTA:

Processos de ensino aprendizagem. Planejamento. Complexidade. Observação orientada e livre.

PRÉ-REQUISITO 1:

ILE04-10061 Língua Inglesa IV
PRÉ-REQUISITO 2:

EDU02-11319 Didática / Estágio Supervisionado   ou
EDU02-08819 Estágio Supervisionado
TRAVA:

86 créditos (Letras - Inglês - versão 6)
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

ILE04-06701 Prática de Ensino de Inglês IV - Estágio Supervisionado IV
 
BIBLIOGRAFIA:

- FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
- PARROTT, Martin. Tasks for Language Teachers; a Resource Book for Training and Development. Cambridge: CUP, 1993.
- HUTCHINSON, Tom and Waters, Alan. English for specific purposes: a learning-centred approach. Cambridge: CUP, 1987.
- VAN LIER, L. The Classroom and the language learner: ethnography and second-language classroom. London: Longman, 1988.
- VYGOTSKI, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
- FREITAS, Maria. Vygotsky e Bakthin psicologia e educação: um intertexto. São Paulo: Editora Ática, 1994.
- VYGOTSKI, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1994.