UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INST. DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS E LITERATURA
DISCIPLINA: Ensino Espanhol como Lig Estrang:Planej para Ens Fund e Médio
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 1 CÓDIGO: CAP03-08885
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaILE - Letras - Port / Espanhol (versão 4) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 5) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 1 2 30

OBJETIVO(S):

Discutir questões relativas ao planejamento de espanhol como língua estrangeira no Ensino Médio. Elaborar planejamento segundo especificidades do ensino médio
EMENTA:

A importância do planejamento no ensino de espanhol como língua estrangeira - ensino fundamental e médio. Acertos e erros de um planejamento. Planejamento a curso, médio e longo prazo. Aplicabilidade do planejamento segundo os objetivos de ensino. Produção de planejamento.

PRÉ-REQUISITO 1:

ILE03-07003 Língua Espanhola IV
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

ILE03-06694 Prática de Ensino de Espanhol III - Estágio Supervisionado III
 
BIBLIOGRAFIA:

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei 9394 de 20de dezembro de 1996.
FERREIRA, Francisco Whitaker. Planejamento sim e não. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
GILI GAYA, Samuel. Curso superior de sintaxis española. 15 ed (reimp.).Barcelona: Biblograf, 2000.
GIOVANNINI, Arno et alli. Profesor en acción 1, 2, 3. Colección Investigación didáctica. España, Edelsa, 1996
SANTA-CECILIA, Álvaro, Cómo se diseña un curso de lengua extranjera. Cuadernos de didáctica del español/LE. Madrid, Arcos Libros, 2000
MATTE BON, Francisco. Gramática comunicativa del español. Tomos I y II de la lengua a la idea. 3 reimp. Madrid: Edelsa, 2000.