UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INST. DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS E LITERATURA
DISCIPLINA: Estágio de Educação Básica de Espanhol I
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: CAP03-08883
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaILE - Letras - Port / Espanhol (versão 4) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 5) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Estágio2 4 60
TOTAL 2 4 60

OBJETIVO(S):

Planejar e elaborar atividades e materiais didáticos. Elaborar e aplicar instrumentos avaliativos. Observar e auxiliar o professor regente. Ministrar aula.
EMENTA:

Análise da organização administrativo-escolar. Observação em sala de aula. Co-participação. Análise e elaboração de material didático. Análise e elaboração de instrumentos avaliativos adequados ao perfil do aluno. Análise e elaboração de planejamento. Correção de atividades redigidas por alunos da educação básica. Assistência à cursos e jornadas direcionadas ao ensino de língua espanhola. Assistência a COC.

PRÉ-REQUISITO 1:

ILE03-07003 Língua Espanhola IV
TRAVA:

86 créditos (Letras - Port / Espanhol - versão 4)
86 créditos (Letras - Port / Espanhol - versão 5)
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

ILE03-06694 Prática de Ensino de Espanhol III - Estágio Supervisionado III
 
BIBLIOGRAFIA:

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei 9394 de 20de dezembro de 1996.
FERREIRA, Francisco Whitaker. Planejamento sim e não. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1979.
GILI GAYA, Samuel. Curso superior de sintaxis española. 15 ed (reimp.).Barcelona: Biblograf, 2000.
GIOVANNINI, Arno et alli. Profesor en acción 1, 2, 3. Colección Investigación didáctica. España, Edelsa, 1996.
SANTA-CECILIA, Álvaro, Cómo se diseña un curso de lengua extranjera. Cuadernos de didáctica del español/LE. Madrid, Arcos Libros, 2000
MATTE BON, Francisco. Gramática comunicativa del español. Tomos I y II de la lengua a la idea. 3 reimp. Madrid: Edelsa, 2000.