UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INST. DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS E LITERATURA
DISCIPLINA: Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 1 CÓDIGO: CAP03-08879
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaILE - Letras - Port / Alemão (versão 4) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 5) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 4) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 5) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 4) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 5) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 4) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 5) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 4) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 5) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Japonês (versão 2) Português - Japonês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Japonês (versão 3) Português - Japonês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 4) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 5) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 4) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 5) Português e Literaturas de Língua Portuguesa

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 1 2 30

OBJETIVO(S):

Discutir objetivos e problemas atuais do ensino da língua portuguesa nos níveis Fundamental e Médio, à luz dos Parâmetros Curriculares Nacionais; Diferenciar a dedução da indução como abordagens metodológicas no ensino da língua portuguesa, e avaliar as relativas vantagens e desvantagens de cada uma; Distinguir gramática internalizada, descritiva e normativa, e reconhecer as implicações desses conceitos no ensino da língua materna; Reconhecer a função do ensino da língua portuguesa no desenvolvimento das competências gramatical e comunicativa; Identificar divergências entre a língua portuguesa padrão real do Brasil e a língua portuguesa padrão tal como apresentada nos compêndios gramaticais; Ler criticamente a Gramática Tradicional, identificando suas lacunas e limites; Analisar e elaborar materiais didáticos de diferentes tipos, reconhecendo sua ênfase na descrição ou no uso da língua.
EMENTA:

Levantamento e análise de problemas do ensino tradicional da língua portuguesa. Objetivos do ensino de língua materna. Abordagens metodológicas dedutiva e indutiva. Gramática internalizada, descritiva e normativa. Competência gramatical e competência comunicativa. Língua padrão real e língua padrão ideal. A Gramática Tradicional: origens, finalidades e limites. Tipos de atividades no ensino da língua: descrição e uso. Análise e produção de material didático.


BIBLIOGRAFIA:

BAGNO, M. Preconceito lingüístico - o que é, como se faz. São Paulo: Loyola, 2000.
______. (2001) Português ou brasileiro? Um convite à pesquisa. São Paulo: Parábola.
CLEMENTE, E. e KIRST, M. (orgs.) Lingüística aplicada ao ensino de português. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1992.
GERALDI, J. W. (orgs.) O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 1997.
______. Portos de passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
LUFT, C. P. Língua e liberdade. São Paulo: Ática, 1993.
NEVES, M. H. de M. Gramática na escola. São Paulo: Contexto, 1990.
PERINI, M. A. Para uma nova gramática do português. São Paulo: Ática, 1985.
______. Sofrendo a gramática - ensaios sobre a linguagem. São Paulo: Ática, 1999.
SOARES, M. Linguagem e escola: uma perspectiva social. São Paulo: Ática, 1990.
TEMPO BRASILEIRO. Sociolingüística e ensino do vernáculo. 78/79. jul.-dez.1994.
TRAVAGLIA, L. C. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. São Paulo: Cortez, 1996.