UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INST. DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS E LITERATURA
DISCIPLINA: Estágio Língua Portuguesa e Literatura Brasileira IV
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: CAP03-08878
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaILE - Letras - Port / Literatura (versão 4) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 5) Português e Literaturas de Língua Portuguesa

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Estágio2 4 60
TOTAL 2 4 60

OBJETIVO(S):

Observar aulas de Língua Portuguesa em uma turma da 5ª à 8ª série do Ensino Fundamental; Planejar, organizar e ministrar atividades pedagógicas, inclusive aulas completas, de Língua Portuguesa, utilizando diferentes metodologias para diferentes finalidades didáticas; Avaliar os objetivos do ensino da Língua Portuguesa no Ensino Fundamental; Abordar didaticamente textos de diferentes gêneros com vista ao trabalho nos Ensino Fundamental; Avaliar o processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental.
EMENTA:

Procedimentos didáticos. Técnicas de elaboração de material didático para as habilidades de compreensão e expressão oral, leitura e produção escrita. Instrumentos de apresentação, fixação e avaliação de conteúdos em Língua Portuguesa no Ensino Fundamental. Critérios de avaliação pedagógica.

PRÉ-REQUISITO 1:

CAP03-08877 Estágio Língua Portuguesa e Literatura Brasileira III
TRAVA:

86 créditos (Letras - Port / Literatura - versão 5)
 
BIBLIOGRAFIA:

AQUINO, J. G. Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1998.
BIANCHI, A. C. Manual de orientação de estágio supervisionado. São Paulo: Pioneira, 1998.
______. Estágio supervisionado. São Paulo: Thomson Learning, 2000.
COLL, C.; EDWARDS, D. Ensino, aprendizagem e discurso em sala de aula: aproximações ao estudo do discurso educacional. Porto Alegre: ArtMed, 1999.
KISHIMOTO, T. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 1997.
MARCONDES, B.; MENEZES, G.; TOSHIMITSU, T. Como usar outras linguagens na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2000.
McLAREN, P. Rituais na escola: em direção a uma política de símbolos e gestos na educação. Petrópolis: Vozes, 1992.
OLIVER, J. C. Das brigas aos jogos com regras: enfrentando a indisciplina na escola. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. (orgs.) Professor reflexivo: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2000.
POTTO, M. H. Fracasso escolar. São Paulo: TA Queiroz, 1990.
SAYÃO, R.; AQUINO, J. G. Em defesa da escola. Campinas: Papirus, 1989.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 1995.
VALLS, E. Os procedimentos educacionais: aprendizagem, ensino e avaliação. Porto Alegre: ArtMed, 1997.