UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INST. DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS E LITERATURA
DISCIPLINA: Estágio Língua Portuguesa e Literatura Brasileira III
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: CAP03-08877
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaILE - Letras - Port / Literatura (versão 4) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 5) Português e Literaturas de Língua Portuguesa

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Estágio2 4 60
TOTAL 2 4 60

OBJETIVO(S):

Observar aulas de Língua Portuguesa ou Literatura Brasileira em uma turma da 5ª à 8ª série dos Ensinos Fundamental e Médio; Elaborar planos de aula; Elaborar material didático, inclusive instrumentos de avaliação, de diferentes tipos; Elaborar relatório de observação de aulas.
EMENTA:

Dinâmica das aulas de Língua Portuguesa e da Literatura Brasileira. Interação professor-aluno nos Ensinos Fundamental e Médio. Diferentes abordagens dos conteúdos de ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. Planejamento pedagógico.

PRÉ-REQUISITO 1:

CAP03-08875 Estágio Língua Portuguesa e Literatura Brasileira I
TRAVA:

86 créditos (Letras - Port / Literatura - versão 5)
 
BIBLIOGRAFIA:

AQUINO, J. G. Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1998.
BIANCHI, A. C. Manual de orientação de estágio supervisionado. São Paulo: Pioneira, 1998.
______. Estágio supervisionado. São Paulo: Thomson Learning, 2000.
COLL, C.; EDWARDS, D. Ensino, aprendizagem e discurso em sala de aula: aproximações ao estudo do discurso educacional. Porto Alegre: ArtMed, 1999.
KISHIMOTO, T. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 1997.
MARCONDES, B.; MENEZES, G.; TOSHIMITSU, T. Como usar outras linguagens na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2000.
McLAREN, P. Rituais na escola: em direção a uma política de símbolos e gestos na educação. Petrópolis: Vozes, 1992.
OLIVER, J. C. Das brigas aos jogos com regras: enfrentando a indisciplina na escola. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. (orgs.) Professor reflexivo: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2000.
POTTO, M. H. Fracasso escolar. São Paulo: TA Queiroz, 1990.
SAYÃO, R.; AQUINO, J. G. Em defesa da escola. Campinas: Papirus, 1989.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 1995.
VALLS, E. Os procedimentos educacionais: aprendizagem, ensino e avaliação. Porto Alegre: ArtMed, 1997.
WILLIS, P. Aprendendo a ser trabalhador: escola, resistência e reprodução social. Porto Alegre: ArtMed, 1991.
WRAGG, E. C. Manejo em sala de aula. Porto Alegre: ArtMed, 1997.
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar? Porto Alegre: ArtMed, 1994.