UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INST. DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS E LITERATURA
DISCIPLINA: Estágio Língua Portuguesa e Literatura Brasileira II
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: CAP03-08876
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaILE - Letras - Port / Alemão (versão 4) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 5) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 4) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 5) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 4) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 5) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 4) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 5) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 4) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 5) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Japonês (versão 2) Português - Japonês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Japonês (versão 3) Português - Japonês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 4) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 5) Português - Latim e Respectivas Literaturas

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Estágio2 4 60
TOTAL 2 4 60

OBJETIVO(S):

Observar aulas de Língua Portuguesa ou Literatura Brasileira em uma turma da 5ª à 8ª série do Ensino Fundamental ou em turma do Ensino Médio; Planejar, organizar e ministrar atividades pedagógicas, inclusive aulas completas, de Língua Portuguesa ou Literatura Brasileira, utilizando diferentes metodologias para diferentes finalidades didáticas; Avaliar os objetivos do ensino da Língua Portuguesa e da Literatura Brasileiras nos Ensinos Fundamental e Médio; Abordar didaticamente textos de diferentes gêneros com vista ao trabalho nos Ensinos Fundamental e Médiio; Avaliar o processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira nos Ensinos Fundamental e Médio.
EMENTA:

Procedimentos didáticos. Técnicas de elaboração de material didático para as habilidades de compreensão e expressão oral, leitura e produção escrita. Instrumentos de apresentação, fixação e avaliação de conteúdos em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. Critérios de avaliação pedagógica.

PRÉ-REQUISITO 1:

CAP03-08875 Estágio Língua Portuguesa e Literatura Brasileira I
TRAVA:

86 créditos (Letras - Port / Japonês - versão 3)
86 créditos (Letras - Port / Grego - versão 5)
86 créditos (Letras - Port / Latim - versão 5)
86 créditos (Letras - Port / Alemão - versão 5)
86 créditos (Letras - Port / Francês - versão 5)
86 créditos (Letras - Port / Espanhol - versão 5)
86 créditos (Letras - Port / Italiano - versão 5)
 
BIBLIOGRAFIA:

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WILLIS, P. Aprendendo a ser trabalhador: escola, resistência e reprodução social. Porto Alegre: ArtMed, 1991.
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ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar? Porto Alegre: ArtMed, 1994.