UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INST. DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS E LITERATURA
DISCIPLINA: Estágio Língua Portuguesa e Literatura Brasileira I
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 1 CÓDIGO: CAP03-08875
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaILE - Letras - Port / Alemão (versão 4) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 5) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 4) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 5) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 4) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 5) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 4) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 5) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 4) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 5) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Japonês (versão 2) Português - Japonês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Japonês (versão 3) Português - Japonês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 4) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 5) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 4) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 5) Português e Literaturas de Língua Portuguesa

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Estágio1 2 30
TOTAL 1 2 30

OBJETIVO(S):

Observar, na Educação Infantil e nas diferentes séries dos Ensinos Fundamental e Médio, aulas e atividades diversas no ensino da Língua Portuguesa e da Literatura Brasileira: Elaborar relatório sobre as observações, analisando as diferentes atividades quanto a conteúdos, metodologia, procedimentos, objetivos e avaliação.
EMENTA:

Enfoques no ensino da Língua Portuguesa e da Literatura Brasileira na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. O ensino da gramática e suas relações com a leitura e a produção textual. Abordagem pedagógica de diferentes tipos de textos. Atividades pedagógicas no ensino da Língua Portuguesa e da Literatura Brasileira.

TRAVA:

86 créditos (Letras - Port / Japonês - versão 2)
86 créditos (Letras - Port / Japonês - versão 3)
86 créditos (Letras - Port / Grego - versão 4)
86 créditos (Letras - Port / Latim - versão 4)
86 créditos (Letras - Port / Alemão - versão 4)
86 créditos (Letras - Port / Francês - versão 4)
86 créditos (Letras - Port / Espanhol - versão 4)
86 créditos (Letras - Port / Italiano - versão 4)
86 créditos (Letras - Port / Literatura - versão 4)
86 créditos (Letras - Port / Grego - versão 5)
86 créditos (Letras - Port / Latim - versão 5)
86 créditos (Letras - Port / Alemão - versão 5)
86 créditos (Letras - Port / Francês - versão 5)
86 créditos (Letras - Port / Espanhol - versão 5)
86 créditos (Letras - Port / Italiano - versão 5)
86 créditos (Letras - Port / Literatura - versão 5)
 
BIBLIOGRAFIA:

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OLIVER, J. C. Das brigas aos jogos com regras: enfrentando a indisciplina na escola. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
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POTTO, M. H. Fracasso escolar. São Paulo: TA Queiroz, 1990.
SAYÃO, R.; AQUINO, J. G. Em defesa da escola. Campinas: Papirus, 1989.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 1995.
VALLS, E. Os procedimentos educacionais: aprendizagem, ensino e avaliação. Porto Alegre: ArtMed, 1997.
WILLIS, P. Aprendendo a ser trabalhador: escola, resistência e reprodução social. Porto Alegre: ArtMed, 1991.
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ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar? Porto Alegre: ArtMed, 1994.