UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INST. DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA
DISCIPLINA: Prática Pedagógica em Ciências Sociais I
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 1 CÓDIGO: CAP05-08858
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaICS - Ciências Sociais (versão 1)
IFCH - Ciências Sociais (versão 3)
IFCH - Ciências Sociais (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 1 2 30

OBJETIVO(S):

Apresentar ao estudante de Licenciatura, as especificidades do ensino de Sociologia em turmas de Ensino Médio. Pretende-se analisar neste curso, os currículos já existentes e as discussões mais pertinentes ao aluno desse segmento, as estratégias e recursos possíveis de serem utilizados num curso de Sociologia e a Construção de um Plano de Curso adequado à realidade do Ensino Básico, bem como as formas de avaliação do aprendizado.
EMENTA:

A sociologia no ensino médio ontem e hoje:um histórico da inserção da sociologia como disciplina na educação de jovens; as novas diretrizes da educação básica e o papel da sociologia. A experiência do ensino de sociologia no ensino médio: o cotidiano escolar e a importância do ensino de sociologia; análise de experiências recentes do ensino de sociologia em algumas escolas. Os currículos de sociologia para o ensino médio: análise do material bibliográfico disponível; análise de currículos colocados em prática em turmas de ensino básico; formas de avaliação.


BIBLIOGRAFIA:

ARBEX, José & TOGNOLI, Cláudio J. Sociedade Tecnológica, Ed. Scipione, SP, 1996. BOURDIEU, P. Questões de Sociologia. Marco Zero, RJ, 1983.
COSTA, Cristina. Sociologia. Uma Introdução à Ciência da Sociedade. Ed. Moderna, SP, 1997. DANTAS, Humberto (org.) Curso de Formação Política 2004, SP, ILP, 2004.
DIAS, Reinaldo. Introdução à Sociologia. Pearson Prenticce Hall, SP, 2005.
EINSERBERG, José & POGREBINSCHI, T. Onde Está a Democracia? Editora UFMG, MG, 2002. FILHO, Círo Marcondes. Sociedade Tecnológica. Ed. Scipione, SP, 1994.
LIMA, Rogerio. Curso de Sociologia da Educação. lPAE, 1997. mímeo.
SENNET, R. A Corrosão do Caráter. Editora Record, SP, 2000.
SODRÉ, Nélson W. Síntese da História da Cultura Brasileira. Bertrand Brasil, RJ, 2003. TOMAZI, Nelson Iniciação à Sociologia. Atual, SP, 2000.
TORNERO, Nilton. Os Caminhos da Coléra. Ed. Moderna, SP, 2003.