UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INST. DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA
DISCIPLINA: Prática Pedagógica em Filosofia I
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: CAP05-08856
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIFCH - Filosofia (versão 2)
IFCH - Filosofia (versão 3)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
2460
TOTAL 2 4 60

OBJETIVO(S):

Capacitar o aluno de Licenciatura ao exercício do magistério através da reflexão crítica sobre os procedimentos didático-pedagógicos e seus pressupostos teóricos; Propor instrumentos metodológicos e alternativos ao ensino de filosofia no nível médio, a partir da exposição de temas filosóficos, sob a forma de seminários em sala de aula, simulando uma aula para ensino médio, e da prática de observação (estágio);Analisar criticamente a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e os Parâmetros Curriculares.
EMENTA:

Introdução às questões relevantes para o docente da disciplina filosofia; de onde e como aprender ao mercado de onde e como ensinar e aplicar; A legislação e o ensino da filosofia; Conteúdos no trabalho de ensino da filosofia; A operacionalização do ensinar; problemas e pressupostos.

TRAVA:

60 créditos (Filosofia - versão 2)
 
BIBLIOGRAFIA:

BRASIL. Parâmetros Curriculares do Ensino Médio. LDB 9394/1996.
LIPMAN, Mathew. A filosofia vai a escola. São Paulo: Summus, 1990.
_____. A filosofia na sala de aula. São Paulo, Nova Alexandria, 1994.
LORIERI, M. A- Docência em formação. Ensino fundamental.Filosofia: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002. REORIENTAÇÃO CURRICULAR, 2ª versão, Livro III, Ciências Humanas, SEE, 2005.