UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INST. DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
DISCIPLINA: Avaliação Livros Didáticos de Física para Ensino Médio
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 1 CÓDIGO: CAP04-08851
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFIS - Física (versão 5)
FIS - Física (versão 6)
FIS - Física (versão 7)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 1 2 30

OBJETIVO(S):

O reconhecimento da autoridade do livro didático está baseado na crença de que ele é depositário de um saber decifrado e sua adoção é legitimada pela instituição escolar que autoriza o professor, devidamente habilitado, a manejá-lo em sala de aula. Mais que isso, utilizá-lo como base para a sua ação docente, sendo muitas vezes fonte última dessa ação, ou até mesmo única. Em geral, o que se observa no processo da escolha do livro didática é uma grande preocupação com o conteúdo. No entanto, a escola como referência na produção de conhecimento, não deve resumir sua ação tomando por base apenas o conteúdo que transmite. Uma compreensão do sistema escolar como um todo, é indispensável ao processo de análise e escolha do material didático. Não há como dissociar uma análise crítica mais apurada de um livro didático sem considerar aspectos importantes do contexto escolar tais como: projeto pedagógico, professores e alunos. O momento da escolha do livro didático é de grande importância no processo educativo. Por isso, critérios para uma escolha mais crítica devem ser adotados. O curso tem como proposta uma ação prática, onde a partir de fundamentações teóricas iniciais, avaliações de livros didáticos e conseqüente escolha, fundamentada, do livro didático mais adequado ao contexto apresentado deverá ser feita.
EMENTA:

Parâmetros Curriculares Nacionais. Principais linhas teóricas (Modelo Psicométrico, Sistêmico, Psicossocial) distribuição da carga horária das principais instituições de ensino (Ensino regular e Ensino para Jovens e Adultos das escolas da rede pública e privada). Plano Nacional de do Livro Didático (PNLD) (critérios eliminatórios e classificatórios). Outros critérios de avaliação e seleção de livros didáticos.


BIBLIOGRAFIA:

Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Médio, 3: ciências da natureza, matemática e suas tecnologias/ Ministério da Educação - Brasília: Ministério da Educação/ Secretária de Educação Média e Tecnologia, 1999.
Critérios eliminatórios e classificatórios do Plano Nacional de do Livro Didático (PNLD).
Textos diversos de linhas teóricas da Educação.
Livros didáticos de Física para o Ensino Médio.
Grade curricular estabelecida pela Secretária de Educação do Estado do Rio de Janeiro.